Alunos de Vila Velha produzem jornal da escola para família e colegas
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da UMEF Edson Tavares de Souza têm uma nova missão: passar as notícias importantes da escola e do mundo para todos os outros alunos e a comunidade escolar. Isso porque eles estão participando do novo projeto bibliotecário e produzindo o jornal mensal da escola.
A idealização foi da bibliotecária da escola Juliana Binda. A primeira edição saiu agora no mês de abril e os alunos estão bem animados. O projeto surgiu com a finalidade de estimular a leitura e a escrita entre os alunos, mas os benefícios vão para além disso. “O projeto vem para dar voz a esses alunos dentro da escola, o jornal é um canal para eles se comunicarem. Além disso, estimula o compromisso, a responsabilidade com os prazos e o trabalho em grupo. Falo muito sobre isso com eles”, explicou Juliana.
O trabalho começa assim: eles fazem a reunião de pauta, a bibliotecária passa uma lista de possíveis assuntos, os alunos se organizam em grupos e escolhem os temas que querem escrever. Com data marcada para a entrega, eles começam a produzir a matéria escrita. Depois, no prazo certinho, eles enviam todos os textos para a bibliotecária, que monta a edição.
E aí o jornal chega direto para todos os pais, equipe escolar e até para outras escolas. “O retorno tem sido positivo. Os alunos estão animados e os pais estão muito ativos, querendo participar do projeto e ajudar os filhos na produção”, contou Juliana.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui