Cariacica: idosa de 84 anos carrega o sonho de aprender a ler e a escrever

Cariacica: idosa de 84 anos carrega o sonho de aprender a ler e a escrever

Quem vê a mochila rosa e os cadernos cuidadosamente arrumados pode até pensar que o material escolar é de uma criança que está dando seus primeiros passos na vida estudantil. Na verdade, tudo pertence a uma aluna que não teve acesso aos bancos escolares, uma estudante de 84 anos. Seu nome é Zélia Gomes Arlindo, e a alegria de começar a aprender a ler e escrever é a mesma de uma menina na primeira infância.

 

Zélia é uma das moradoras de Cariacica que estão participando do projeto Alfabetiza-Ação Cariacica, que tem o objetivo de dar oportunidade aos munícipes, com 55 anos ou mais, para se familiarizarem com a leitura e a escrita. A iniciativa é da Secretaria de Educação (Seme).

 

O curso de alfabetização é prioritário para quem não teve acesso à escolarização. “Não se trata da educação regular, mas pode servir de incentivo para que, uma vez alfabetizado, esse público possa frequentar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dar sequência à sua trajetória escolar, se assim desejar”, falou José Roberto Martins, secretário de Educação.

 

Expectativa

 

Mãe de nove filhos, oito deles vivos, a idosa trabalhou a vida inteira na roça, em Juerana, no interior da Bahia, e conta que não teve oportunidade de estudar. Sabe apenas escrever o nome. “Eu nunca passei nem na porta de uma escola. Mas agora estou muito alegre e minha família está toda feliz por mim. Eu vou realizar o sonho de aprender a ler e escrever”, comemora Zélia.

Moradora de Itanguá, Zélia está estudando no projeto, em uma das salas da Igreja Batista de Itacibá, junto com outras 12 pessoas.  Para ir até as aulas, a aposentada conta com o apoio dos netos, que fazem questão de leva-la até a porta. Ela também participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  (SCFV) do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Itacibá.

Curso

O curso do projeto Alfabetiza-Ação tem a duração de quatro meses e será ofertado, preferencialmente no turno diurno, em salas ociosas das unidades de ensino da rede municipal de Cariacica, espaços disponibilizados por instituições parceiras e também espaços em outras secretarias parceiras, como a de Assistência Social e de Cultura.

Matrículas

Além da Igreja Batista de Itacibá, há turmas sendo abertas nas igrejas Batista de Cariacica-Sede e Presbiteriana de Campo Grande. As matrículas devem ser feitas on-line pelo link: bit.ly/alfabetizaacaocariacica

 

Reprodução : Prefeitura de Cariacica