Centro de Vitória terá mudanças no trânsito para desfile de blocos no Carnaval 2026
Música, alegria e fantasias devem tomar conta das ruas do Centro da capital durante os quatro dias do Carnaval 2026. Para que os foliões possam curtir com segurança e a mobilidade não seja comprometida, algumas intervenções no trânsito serão necessárias.
Ao folião, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) orienta: não vá de carro. Prefira ônibus ou transporte por aplicativo.
Já aos motoristas, devido ao fluxo intenso de pessoas circulando na região, nos quatro dias do Carnaval, a dica é evitar o Centro de Vitória. Os melhores acessos à capital serão pela Terceira Ponte ou pela Avenida Santo Antônio e Rodovia Serafim Derenzi, na Grande São Pedro.
Beira-Mar
O principal itinerário dos blocos, a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Av. Beira-Mar), será totalmente interditada de sábado (14) a segunda-feira (16), sempre das 7h à 00h. Será fechado o trecho entre a Curva do Saldanha e a Praça Oito, nas proximidades dos galpões do Porto de Vitória.
Quem vem de Cariacica ou Vila Velha para o Centro da cidade pela Segunda Ponte ou pela Cinco Pontes deverá seguir pela Avenida Princesa Isabel (próximo à Praça Oito).
Já aos motoristas que vêm da Serra ou de Camburi e pretendem ir para Cariacica ou Vila Velha deverão acessar a Avenida Princesa Isabel ou a Avenida Jerônimo Monteiro, ambas com fluxo liberado para veículos.
Demais vias
No domingo (15), a Rua Sete de Setembro será fechada das 7h às 15h, para o bloco Maluco Beleza.
Na terça-feira (17), fecham a Rua Barão de Monjardim, de 7h às 15h (Bloco Amigos da Onça), próximo à Gruta da Onça, e as Ruas Sete de Setembro e Maria Saraiva, de 13h às 19h (Bloco Galinha Preta).
No sábado, domingo e na segunda-feira de Carnaval, em razão do fechamento da Rua Sete de Setembro, as ruas Filomeno Ribeiro e Aristide Navarro estarão funcionando em mão dupla para que moradores da região possam circular. As ruas vão desembocar na Rua Uruguai.
Circuito da Folia
No sábado, domingo e segunda-feira, a partir das 19 horas, a Avenida Getúlio Vargas sofrerá interdição temporária para o início do Circuito da Folia, entre o Centro e o Sambão do Povo, em Mário Cypreste. A Guarda de Vitória explica que o percurso não terá interdição fixa, apenas no momento em que o circuito estiver passando. Na terça-feira, será o único dia em que o Circuito da Folia começará na Avenida Jerônimo Monteiro, em frente à Garapa da Cidade.
Como já virou marca do carnaval, durante os quatro dias um trio elétrico irá servir de norte para que os foliões sigam em segurança para o Sambão, onde os participantes poderão curtir o desfile de escolas de samba, no sábado (14) e no domingo, segunda e terça-feira shows oferecidos pela Prefeitura de Vitória.
O circuito acontecerá de sábado (14) a terça-feira (17), com início sempre às 19h. O trio saírá das imediações da Praça Oito, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas para acessar a Avenida República, passando por um dos maiores centros culturais de Vitória, o Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane).
O trajeto ainda passa pela Avenida Cleto Nunes, em frente ao Parque Moscoso, até a Avenida Marcos de Azevedo (Rua do Hospital Santa Casa). Os foliões vão tomar a Avenida Nair Azevedo Silva, em frente ao Posto Ouro Negro, até chegar ao Sambão do Povo, onde deverá chegar por volta das 20h30.
“À medida que os foliões forem realizando o trajeto do Circuito, as ruas estarão sendo liberadas. As equipes da Guarda de Vitória estarão dispostas nos cruzamentos para dinamizar o fluxo de veículos e orientar condutores e foliões”, pontua Marcelo Paraguassu, gerente de Operações e Fiscalização do Trânsito (Goft) da Guarda Civil Municipal de Vitória.
Carro em casa
Para quem vai pular o Carnaval de Vitória, vale dividir um carro de aplicativo com amigos, ir de táxi ou até de ônibus, já que não há muitas vagas de estacionamento. A regra é clara: se beber, não dirija.
A Guarda de Vitória realizará fiscalizações para evitar que condutores coloquem a si e a demais foliões em risco. Aproveite com responsabilidade o carnaval.

Jornalista e corretora ortográfica. Atua na revisão, padronização e produção de conteúdo jornalístico, com experiência em rede de notícias e assessoria de imprensa, assegurando clareza, precisão e credibilidade da informação.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.


