Começa a entrega dos cartões de prioridade para cuidadoras de pessoas com deficiência no município da Serra

Começa a entrega dos cartões de prioridade para cuidadoras de pessoas com deficiência no município da Serra

O primeiro lote dos cartões de identificação para atendimento prioritário a cuidadoras de pessoas com deficiência foi entregue nesta terça-feira (11), na Serra, durante uma solenidade no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Laranjeiras. No total foram entregues 350 cartões.

A iniciativa, inédita no país, foi criada pela Prefeitura da Serra por meio da Lei municipal nº 5.698/2023. O cartão poderá ser utilizado no município em estabelecimentos públicos e privados que possuam filas, como hospitais, supermercados, lotéricas, bancos e correspondentes bancários.

“Essa entrega é a materialização de um trabalho construído coletivamente pela prefeitura, por meio das secretarias de Direitos Humanos, Cidadania e Políticas para Mulheres, Saúde, Assistência Social e Educação, em parceria com a sociedade civil, representada pelo Coletivo Mães Eficientes e pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência”, destaca a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota.

Também estiveram presentes as secretárias de Assistência Social, Cláudia Silva, e de Educação, Luciana Galdino, além da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência da Serra, Dirce Viana.

Na ocasião, foi assinado o Plano de Ação para Promoção dos Cuidados Integrados em Políticas Públicas às (aos) Cuidadoras (es) Familiares de Pessoas com Deficiência no Âmbito do Município da Serra, que visa a implementação de uma política pública intersetorial que permita a atenção integral, priorizando o cuidado para as cuidadoras de pessoas com deficiência e suas famílias e a efetivação de seus direitos.

A integrante do Coletivo das Mães Eficientes, Lucia Mara dos Santos Martins, destaca a importância de iniciativas como as entregues nesta terça-feira, com foco no bem-estar daquela pessoa que cuida das outras. “É um debate que surgiu aqui no município, com esse plano de ação lançado hoje e com as carteiras que fazem parte do processo, e o mais importante, foi tudo construído por mulheres”.

Como solicitar?

Para solicitar o cartão, a pessoa cuidadora deve agendar pelo número (27) 98182-0968, que atende por Whatsapp ou telefone. Caso prefira, pode procurar a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), das 8 às 17 horas, na rua Major Pissarra, número 12, Serra Centro, telefone: (27) 98182-0968. Os documentos necessários para solicitação do cartão são RG, CPF, comprovante de residência, laudo médico e foto 3×4 da cuidadora e da pessoa com deficiência. A emissão do cartão é gratuita e deverá ser renovada a cada cinco anos, possuindo validade em todo o município da Serra.

Reprodução : Prefeitura da Serra