Curso de drone capacita Defesa Civil e GMVV em Vila Velha
Ao todo, 17 servidores participam do curso de Piloto de Aeronave remotamente pilotada (RPA). Desses, oito são agentes de Proteção e Defesa Civil do Município, oito são agentes da Guarda Municipal de Vila Velha e um é servidor da Secretaria de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes.
O curso está sendo promovido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha (COMPDEC) e ministrado pelos instrutores do NOTAER e da Polícia Militar. A instrução vai até o dia 4 de agosto e tem carga horária de 56 horas/aula.
Os servidores terão aulas teóricas e práticas, como: Regulamentos de Tráfego Aéreo – Aviação Geral; Segurança Operacional; SISANT/SARPAS NG; Operações Aéreas com RPA; Conhecimentos Técnicos; Especificações DJI; Teoria de Voo – RPAS; Meteorologia Aeronáutica; Prática de Voo em Ambiente Controlado e Prática de Voo em Ambiente de Operação.
“Esse curso formará pilotos de aeronaves públicas municipais. Os servidores sairão devidamente cadastrados e habilitados para exercerem as atividades nas secretarias das quais fazem parte”, afirma o diretor técnico operacional da Defesa Civil Municipal, Sgt Afonso Belenda Netto.
A comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, ressalta a importância dessa qualificação: “Esse curso é fundamental para a GMVV. Neste mês, nós recebemos quatro drones com sensor térmico, que auxiliarão no atendimento das ocorrências, nas operações de busca e eventuais operações noturnas. E agora teremos nossos próprios pilotos de drone”, ressalta.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, ressalta que o curso é pioneiro na formação de pilotos de aeronaves públicas municipais e segue as regulamentações da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (DECEA).
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui