Em Vila Velha, o Dia do Atleta é motivo de comemoração durante todo o ano

Em Vila Velha, o Dia do Atleta é motivo de comemoração durante todo o ano

Neste 21 de dezembro é comemorado o Dia do Atleta. A data foi instituída em 1961, pelo presidente Jânio Quadros, como uma forma de homenagear a todos os brasileiros que, com empenho e dedicação, representam o país e levam a nossa bandeira. Em Vila Velha, a comemoração é constante, a partir dos bons resultados do programa Bolsa Atleta Vila Velha.

A data celebra também o esforço das pessoas que praticam o esporte por hobby ou para ter uma boa qualidade de vida, como as corridas de rua, exercícios em academias e demais modalidade olímpicas, não olímpicas e paraolímpicas.

O Bolsa Atleta Vila Velha, instituído pelo Lei 6.463/2021, é o maior programa de apoio financeiro individual a atletas no município. O público beneficiário é composto por atletas e paratletas de alto rendimento que obtiveram 1ª, 2ª ou 3ª colocação em competições estaduais, nacionais e internacionais na sua modalidade. O programa garante condições básicas para que os esportistas se dediquem ao treinamento e às competições estaduais nacionais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas.

Em 2023, foram investidos R$ 664 mil, contemplando 70 atletas no município. Entre os atletas contemplados pelo programa que se destacaram neste ano estão Leandro Felipe de Paula Silva, atleta de kickboxing, que, em oito competições disputadas, conseguiu seis medalhas de ouro e duas de prata.

“Sem sombra de dúvidas o apoio da PMVV foi crucial no meu desenvolvimento e crescimento como atleta de kickboxing. Com o apoio, medalhamos em todas as oito competições do ano”, destacou Leandro.

No taekwondo, Ayla de Almeida Castiglioni foi ouro em três das cinco competições que disputou, levando ainda uma prata e um ouro. Já o atleta de tiro prático Carlos Eduardo Machado Aguiar foi campeão estadual e brasileiro na divisão Shotgun Open 2023. Ele ficou no lugar mais alto do pódio em três competições

O nadador paraolímpico Marco Serafim faturou a primeira colocação no Meeting de Fortaleza, além de levar dois bronzes no Circuito Brasileiro, no individual e no revezamento. Outro destaque paraolímpico em 2023 foi Edson Ribeiro Junior, que, em oito competições disputadas, foi três vezes primeiro colocado, três vezes segundo e duas vezes terceiro lugar no pódio.

Outro atleta paraolímpico apoiado pelo Bolsa Atleta Vila Velha é Nelson Santos Silva, do tiro com arco. Dentre seus bons resultados estão a primeira colocação no Campeonato Brasileiro Indoor 2023 e o ouro no Campeonato Multi-Sites Indoor das Américas, evento internacional, realizado em junho.

Dentre os atletas que disputam competições internacionais, os destaques são Davi Camponez da Silva, do jiu-jitsu, com seis medalhas de ouro e uma de prata; Bárbara Napomuceno, do kickboxing, que levou o ouro por cinco vezes, além de um vice; e Thamer Moreira Alves Villar, do atletismo, com quatro ouros e três pratas.

A Prefeitura de Vila Velha aproveita a data para parabenizar a todas as pessoas que adotam o esporte como estilo de vida saudável e os profissionais que disputam os calendários nacional e internacional para defender a bandeira do País e elevar o nome da cidade ao topo dos pódios.

O secretário de Esporte e Lazer, Andinho Almeida, enfatizou a importância crucial do apoio financeiro e estrutural oferecido aos esportistas. “O programa tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento esportivo da cidade, proporcionando às jovens promessas e atletas experientes a oportunidade de se dedicarem plenamente às suas modalidades. Apoiar esses talentos tem sido uma de nossas prioridades”.