Escola de Santos Dumont em Vila Velha recebe quadra após 16 anos de espera

Escola de Santos Dumont em Vila Velha recebe quadra após 16 anos de espera

Uma obra que se arrastava há 16 anos foi inaugurada nesta terça-feira (26) em Santos Dumont, Vila Velha. A realização de um sonho de toda comunidade, a quadra da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Diretora Zdmea Camargo Damasceno vai atender quase 600 estudantes do 1º ao 9° ano.

“Muitos alunos entraram e saíram da escola sem ter esta quadra. É muito importante ter um espaço para praticar esportes. Não tínhamos um local de lazer. Vamos aproveitar demais este espaço”, comemorou Arthur Diniz Mendonça, aluno do 8° ano.

Ao assumir a gestão municipal, o prefeito Arnaldino Borgo determinou a retomada da obra, que contemplou a conclusão de toda área externa da quadra poliesportiva (393,53 m²), pátio coberto (147,94 m²), banheiros, passarela de interligação entre prédio existente e pátio coberto, reforços e recuperação da estrutura de concreto, bem como da cobertura metálica do pátio, além da substituição total das telhas e peças metálicas da quadra.

Entre as benfeitorias realizadas também estão a urbanização, muros, muretas, gradis, trechos de contenções, paisagismo, infraestrutura de drenagem, esgoto, alimentação de água e redes elétricas, compatíveis com os projetos apresentados.

Lenda urbana

O prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou que a atual gestão está “acabando com as lendas urbanas da cidade. É um exemplo de hoje: dezesseis anos para uma escola ficar pronta. Isso, para mim, é uma lenda urbana. E o município agora concluiu”. O prefeito lembrou ainda outras “lendas urbanas” entregues recentemente pela prefeitura e que os moradores aguardavam há décadas, como o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Jabaeté, inaugurado em julho de 2023, depois de 13 anos de construção; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Riviera da Barra, 12 anos de construção; e o Museu Homero Massena, que levou sete anos de construção.

E completou: “Se não tiver uma prefeitura equilibrada administrativamente e economicamente, você não consegue resolver os desafios que a cidade impõe. Não foi fácil tirar esta obra do papel e entregá-la. Quando a gente entrega um equipamento desse, a responsabilidade da diretora e dos professores aumentam, porque o equipamento está completo. Agora, é só potencializar e cuidar do nosso futuro, que são as nossas crianças, investindo na educação e no esporte, maiores ferramentas de transformação social”.

Hyngrid Calegari, moradora de Santos Dumont há 19 anos, também comemorou a entrega do espaço adequado para atividades de educação física e de recreações. “Depois de 16 anos, 6 meses e 10 dias lutando conseguimos realizar mais do que um sonho. O prefeito prometeu e entregou esta obra. Quando começou, em 2007, meu filho só tinha dois aninhos de idade. O Ícaro, que vai fazer 18 anos, estudou aqui cinco anos e saiu desta escola sem utilizar esta quadra, assim como muitas outras crianças”, ressaltou.

“Problemas contratuais”

A secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, lembrou que, quando a atual gestão assumiu, em janeiro de 2021, a obra da quadra estava “quase paralisada”. “Tocar um contrato, feito na gestão anterior, desequilibrado, com vários problemas contratuais, não é fácil. Foi um desafio. Nós entendemos que não cabia licitar novamente uma obra que estava quase finalizando. Nós persistimos até que conseguimos entregar a obra com a qualidade que a comunidade merece. Hoje a gente retira do papel mais um sonho desta comunidade”, afirmou.

As melhorias de infraestrutura na quadra fazem parte do contrato, assinado em 9 de outubro de 2019, que previa também a conclusão da construção da Umef Diretora Zdmea Camargo Damasceno, com investimento total de R$ 1.998.161,99.

Emoção

O primeiro aluno matriculado na escola Diretora Zdmea Camargo Damasceno, em 1980, Marcelo de Azevedo Coutinho, visivelmente emocionado, também destacou o orgulho de ver a inauguração. “Como ex-aluno, professor, pai de aluno e morador do bairro há 48 anos, posso dizer que essa quadra é um divisor de águas, que vai resgatar a atividade física e a alegria de todas as crianças dessa escola. Os meus filhos, Anita e Davi, estudam aqui. A comunidade só tem a agradecer”.

A secretária de Educação, Adriana Chagas Meireles, também ressaltou a importância da obra, sonho antigo da diretora Zdmea Camargo Damasceno, que dá nome à escola. “Essa quadra também é um sonho para as crianças que aguardam há muito tempo. Vamos incentivar o esporte, os projetos de dança, de futebol”, observou.

“A comunidade, a escola e a equipe Zdmea estão muito felizes por este momento. Os olhinhos dos alunos estão brilhando. Se a Zdmea já fazia acontecer sem este espaço, agora, vai ser sensacional”, afirmou a diretora da unidade desde 2013, Tatiana Martins Passos.

Moradora do bairro há 33 anos, Rosane Souza Carvalho também prestigiou a inauguração. “É maravilhoso ter esta quadra. Estávamos esperando há 16 anos. Minha filha e meu filho estudaram aqui. Hoje, são as minhas netas, Letícia e Melissa, que estudam aqui e vão poder curtir essa quadra. Estamos felizes”, ressaltou.

Investimentos

A gestão do prefeito Arnaldinho Borgo já construiu e entregou 14 novas escolas, ampliando as vagas na rede municipal de ensino de 51.812 alunos matriculados em 2021, para 54.838, em 2023. Até o momento, 99 escolas foram reformadas e receberam melhorias, e outras cinco creches estão em construção: as Unidades Municipais de Ensino Infantil (UMEIs) de Jaburuna, São Conrado, Jabaeté, Sítio Batalha e Tia Nenzinha (Bloco 2), em Divino Espírito Santo, o que vai garantir mais de 1.200 novas vagas.

Entregas na área da educação:

Novas Unidades Escolares:
1 – UMEI Vereador Arnaldo Borgo
2 – UMEI Tia Nenzinha (Bloco 1)
3 – UMEI Diretora BelyCarlla Rodrigues Juniar
4 – UMEI Julierme da Cruz Dias
5 – UMEI Juvacy Frechiani
6 – UMEI Prof. Joaquim Alberto de Oliveira “Prof. Tio Joaquim” (2023)
7 – UMEFTI Ezequiel Leal (2023)
8 – UMEF Prefeito Vasco Alves (2023)

Unidades Escolares Municipalizadas:
9 – UMEF Jorge Anízio Borjaille
10 – UMEF Barão do Rio Branco
11 – UMEF Domingos Jose Martins
12 – UMEF Dante Michelini
13 – UMEF Des. Cândido Marinho

Unidade Escolar Adquirida:
14 – UMEIEF Flávia Borgo

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha