Escola de Vitória realiza ações de busca ativa na Educação de Jovens e Adultos

Escola de Vitória realiza ações de busca ativa na Educação de Jovens e Adultos

Estar presente na comunidade, percorrer espaços ao redor da escola e divulgar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek de Oliveira (JKO), em Maria Ortiz. As ações de busca ativa vêm sendo feitas desde o início do ano na unidade de ensino.

A equipe da Emef JKO trabalha com a conscientização junto aos estudantes frequentadores no intuito de fortalecer a importância da Educação no mundo globalizado e da necessidade de exercer essa cidadania por meio da busca por novos estudantes, o que reforça e possibilita a continuidade de oferta da EJA na unidade de ensino. Atualmente 118 estudantes estão matriculados nessa modalidade.

Além disso, para percorrer a comunidade, foram elaborados e produzidos panfletos e cartazes. A equipe também promoveu uma caminhada cidadã, envolvendo todos os estudantes e profissionais da escola, percorrendo ruas e praças do entorno. A escola também realiza o monitoramento constante dos estudantes faltosos para minimizar uma possível evasão.

“O que levou essa ação de busca ativa a ter significância, no meu ponto de vista, foi como surgiu. O coletivo percebeu como uma ação necessária e planejou cada etapa, desde a elaboração dos panfletos e cartazes, perpassando pelo trabalho pedagógico de conscientização dos alunos, escolhendo o percurso e a agregação de colaboradores, como Rafael Brizotto, ex-diretor e com cadeira nesta unidade de ensino, além de ex-alunos que percebem a escola como fortalecimento da região”, destacou a diretora da Emef Juscelino Kubitschek, Maria Aparecida Passini.

A diretora destacou ainda que a caminhada cidadã teve como inspiração pedagógica as aulas-passeio propostas por Freinet (1973) por serem experiências humanizadoras que ressignificam a posição do sujeito, transformando tanto sua visão de ser, quanto de estar no mundo.

A importância da busca ativa

O corpo docente da Emef Juscelino Kubitschek, segundo a diretora Maria Aparecida, tem buscado melhorar sua comunicação com a comunidade.

“Sabemos que temos as competências e ferramentas necessárias para tornar a permanência dos sujeitos em nossa escola muito significativa. O nosso foco nessa gestão, juntamente com todos os profissionais, é ampliar nossa visibilidade e significância social por intermédio de uma agenda anual de atividades incentivadoras que levem nosso trabalho para além dos muros”, disse.

Um dos maiores desafios dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, para a profissional, é tornar essa experiência formativa algo em torno de equilíbrio entre significado e prazer. Ou seja, tornar a caminhada dos estudantes cheia de leveza e prazer, porém repleta de significados para a vida pessoal e profissional de cada um.

A equipe da EJA que atua na Emef Juscelino Kubitschek está construindo um calendário anual de atividades incentivadoras que têm como objetivo uma maior visibilidade da escola como espaço de saberes, artes e possibilidades, não só para a busca de novos estudantes, mas, sobretudo, para o fortalecimento da importância da escola para a comunidade de Maria Ortiz.

EJA profissional

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional foi ampliada para este ano letivo. Em 2021, eram 240 vagas. Para 2022, foram 1.482 vagas disponíveis para quem tem a partir de 15 anos e ainda não concluiu o Ensino Fundamental. Além da EJA profissional, também foram disponibilizadas 1.316 vagas para a EJA regular, totalizando 2.798 vagas para jovens e adultos na rede municipal de Vitória.

Com essa oferta de vagas, Vitória cumpre a meta 10 do Plano Nacional de Educação, que consiste em oferecer, no mínimo, 25% das matrículas na EJA de forma integrada à educação profissional.

Ainda há vagas abertas e os interessados podem fazer a matrícula. São sete unidades de ensino ofertando o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), com os cursos de Informática Básica, Auxiliar de Eletricista, Operador de Computador, Segurança do Trabalho, Mecânica, dentre outros que poderão surgir a partir das necessidades do público da EJA.

E mais seis unidades de ensino que ofertam a EJA Concomitante, com os cursos Afro Estética, Cursos Náuticos, Cuidador de Idosos, Eletricista, Informática Básica e Segurança do Trabalho, ambas no turno noturno.

Matrícula

As matrículas ficam abertas ao longo de todo o ano letivo, nas secretarias das unidades de ensino. O estudante interessado em cursar a EJA deve levar o histórico escolar (para quem tem ensino fundamental incompleto), o documento de identidade e o comprovante de residência em Vitória.

Quem não possui o histórico escolar, realiza uma prova para classificação. Analisando o desempenho nessa avaliação, os professores indicam em que etapa o estudante pode se integrar.

Conheça os cursos disponíveis junto à formação profissional

EJA Profissional (de segunda a quinta-feira)

Cursos: Informática Básica, Auxiliar de Eletricista, Operador de Computador, Segurança do Trabalho, Mecânica, dentre outras possibilidades que poderão surgir em conformidade com as necessidades do público da EJA.

  • Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi
  • Emef Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé
  • Emef João Bandeira, em Consolação
  • Emef Juscelino Kubistchek de Oliveira, em Maria Ortiz
  • Emef Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina
  • Emef Suzete Cuendet, em Maruípe
  • Emef Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D’Arc

EJA Concomitante (às sextas feiras)

Cursos: Afro Estética, Cursos Náuticos, Cuidador de Idosos, Empreendedorismo, Eletricista, Informática Básica, Segurança do Trabalho, com possibilidades de ampliação para novos cursos.

  • Emef Alvimar Silva, em Santo Antônio
  • Emef Castelo Branco, em Ilha do Príncipe
  • Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth
  • Emef Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro
  • Emef Mauro Braga, em Santa Tereza
  • Emef Padre Anchieta, em Ilha de Santa Maria
  • Emef Prezideu Amorim, em Bonfim

Reprodução : Prefeitura de Vitória