Estudantes com altas habilidades participam de oficina de animação digital em Vitória
Tornar os estudantes protagonistas de seus projetos e promover troca de experiências. Esses foram os objetivos de uma oficina de animação digital realizada com estudantes com indícios de Altas Habilidades/Superdotação que participam do projeto de enriquecimento curricular no contraturno.
Os jovens das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes, em São José; Alvimar Silva, em Santo Antônio; Maria Madalena de Oliveira Domingues, em Jardim Camburi; Padre Anchieta, na Ilha de Santa Maria, e Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D’Arc, participaram da oficina.
A iniciativa surgiu por meio de um trabalho coletivo da professora Sandra Soares com o professor de Língua Portuguesa Matheus Augusto, com apoio do diretor da Emef Maria José, João Assis, que identificaram o interesse dos próprios estudantes pela área de animação. Por isso, convidaram o designer e ilustrador digital Lucas Teixeira para ministrar a oficina, que aconteceu via plataforma Google Meet.
Além de acompanhar tutoriais e aprender as principais técnicas utilizadas na animação e ilustração digital na oficina, os estudantes conheceram várias possibilidades pertinentes da área, como o software Artstation e diversas plataformas gratuitas que eles poderão acessar em casa para praticar as novas habilidades adquiridas.
Enriquecimento curricular
Os estudantes receberam certificado pela participação e aprovaram a experiência, como conta o José Hartur, estudante do 4º ano. “A explicação do Lucas foi ótima. Eu tinha interesse em conhecer essa área e aprendi bastante, agradeço a oportunidade”, disse. Brisa Silva, que estuda na Emef Alberto de Almeida e faz o projeto na Emef Alvimar Silva, também aprovou a oficina. “Eu gostei muito da oficina, foi muito legal”, disse.
A professora Sandra Soares explicou que os projetos e atividades desenvolvidas nos projetos de enriquecimento curricular são idealizados de acordo com o interesse e aptidão dos estudantes.
“Momentos assim como a oficina de animação são muito importantes para que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos acerca de seus projetos, além de trabalhar a interdisciplinaridade, empatia, integração e socialização entre eles e os professores. Os estudantes interagiram muito fazendo perguntas para o designer Lucas Teixeira”, afirmou.
Educação Especial
Acompanhados de perto pela equipe da Coordenação de Educação Especial, os estudantes de altas habilidades e/ou superdotação realizam atividades de enriquecimento curricular no contraturno.
Além da iniciativa como a oficina de animação digital, eles trabalham vários temas e produzem desenhos, jogos, animações e diversas atividades que são sugeridas pelos próprios estudantes. Após muita dedicação e estudo, eles desenvolvem as ideias com os professores orientadores de altas habilidades e/ou superdotação.
As unidades de ensino que ofertam o programa de enriquecimento curricular na área de altas habilidades e superdotação são as Emef Álvaro de Castro Mattos; Alvimar Silva; Maria José Costa Moraes; Maria Madalena Oliveira Domingues; Padre Anchieta e Vercenílio da Silva Pascoal.
Reprodução : Prefeitura de Vitória
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui