Estudantes com altas habilidades participam de oficina de animação digital em Vitória

Estudantes com altas habilidades participam de oficina de animação digital em Vitória

Tornar os estudantes protagonistas de seus projetos e promover troca de experiências. Esses foram os objetivos de uma oficina de animação digital realizada com estudantes com indícios de Altas Habilidades/Superdotação que participam do projeto de enriquecimento curricular no contraturno.

Os jovens das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes, em São José; Alvimar Silva, em Santo Antônio; Maria Madalena de Oliveira Domingues, em Jardim Camburi; Padre Anchieta, na Ilha de Santa Maria, e Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D’Arc, participaram da oficina.

A iniciativa surgiu por meio de um trabalho coletivo da professora Sandra Soares com o professor de Língua Portuguesa Matheus Augusto, com apoio do diretor da Emef Maria José, João Assis, que identificaram o interesse dos próprios estudantes pela área de animação. Por isso, convidaram o designer e ilustrador digital Lucas Teixeira para ministrar a oficina, que aconteceu via plataforma Google Meet.

Além de acompanhar tutoriais e aprender as principais técnicas utilizadas na animação e ilustração digital na oficina, os estudantes conheceram várias possibilidades pertinentes da área, como o software Artstation e diversas plataformas gratuitas que eles poderão acessar em casa para praticar as novas habilidades adquiridas.

Enriquecimento curricular

Emef MJCM

Os estudantes receberam certificado pela participação e aprovaram a experiência, como conta o José Hartur, estudante do 4º ano. “A explicação do Lucas foi ótima. Eu tinha interesse em conhecer essa área e aprendi bastante, agradeço a oportunidade”, disse. Brisa Silva, que estuda na Emef Alberto de Almeida e faz o projeto na Emef Alvimar Silva, também aprovou a oficina. “Eu gostei muito da oficina, foi muito legal”, disse.

A professora Sandra Soares explicou que os projetos e atividades desenvolvidas nos projetos de enriquecimento curricular são idealizados de acordo com o interesse e aptidão dos estudantes.

“Momentos assim como a oficina de animação são muito importantes para que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos acerca de seus projetos, além de trabalhar a interdisciplinaridade, empatia, integração e socialização entre eles e os professores. Os estudantes interagiram muito fazendo perguntas para o designer Lucas Teixeira”, afirmou.

Educação Especial

Acompanhados de perto pela equipe da Coordenação de Educação Especial, os estudantes de altas habilidades e/ou superdotação realizam atividades de enriquecimento curricular no contraturno.

Além da iniciativa como a oficina de animação digital, eles trabalham vários temas e produzem desenhos, jogos, animações e diversas atividades que são sugeridas pelos próprios estudantes. Após muita dedicação e estudo, eles desenvolvem as ideias com os professores orientadores de altas habilidades e/ou superdotação.

As unidades de ensino que ofertam o programa de enriquecimento curricular na área de altas habilidades e superdotação são as Emef Álvaro de Castro Mattos; Alvimar Silva; Maria José Costa Moraes; Maria Madalena Oliveira Domingues; Padre Anchieta e Vercenílio da Silva Pascoal.

 

Reprodução : Prefeitura de Vitória