Governo do Estado vai repassar verba para estruturação dos polos da UniversidadES

Governo do Estado vai repassar verba para estruturação dos polos da UniversidadES

Os polos presenciais da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), que integra o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, receberão apoio financeiro do Governo do Espírito Santo para a devida estruturação das unidades. O investimento é da ordem de R$ 4,05 milhões, sendo R$ 150 mil para cada polo.

Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEADM), denominado Fundo CIDADES e destinam-se, exclusivamente, ao custeio para a aquisição de equipamentos, recursos tecnológicos e mobiliários para os polos que receberão cursos no âmbito da UnAC, do Sistema UniversidadES. O repasse será regulamentado por portaria própria.

“Este é mais um passo importante na estruturação da UniversidadES: equipar esses polos para que eles possam receber os alunos dos cursos de pós-graduação e graduação, da nossa Universidade Aberta Capixaba. Esta é uma decisão política importante do governador Renato Casagrande e um investimento fundamental para que a gente possa fortalecer a nossa universidade estadual e qualificar os capixabas”, destacou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

A UnAC vai funcionar em formato híbrido, por meio do Ensino a Distância (EaD) e da utilização dos polos de apoio presenciais já existentes da Universidade Aberta Brasil (UAB), com vagas em cursos de graduação e pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento, em polos presenciais espalhados por todo o Espírito Santo.

A Universidade Aberta Capixaba está sendo implantada em regime de colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e as prefeituras responsáveis pelos polos.

Ainda no âmbito da estruturação dos polos, também estão sendo selecionados professores mediadores e tutores. As seleções são conduzidas pelas instituições parceiras. No site do Sistema UniversidadES, é possível consultar os editais em andamento (www.universidades.es.gov.br).

O Ifes e a Ufes já divulgaram, respectivamente, oportunidades para cadastro de reserva de professor mediador, mediador presencial e para provimento de vagas existentes, além de formação de cadastro de reserva para o Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos, na modalidade a distância.

UniversidadES

O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), foi instituído pelo Decreto Nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. O foco dos cursos será nas áreas STEAM- do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

 

Reprodução : Governo do Estado