Obras de adaptação e investimentos do Governo do Estado chegam a São José do Calçado

Obras de adaptação e investimentos do Governo do Estado chegam a São José do Calçado

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta sexta-feira (28), da inauguração de uma bacia de contenção de enxurradas e sedimentos em Córrego da Areia, no município de São José do Calçado. A obra foi realizada com recursos do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas. Ainda no município, Casagrande assinou novos convênios e ordens de serviço para a realização de novas obras de infraestrutura e de melhoria em escolas.

Com investimento de quase R$ 5 milhões, foram construídas três passagens molhadas, já conhecidas como barragens do Córrego da Areia. O empreendimento visa garantir a contenção de enxurradas e sedimentos em parte da Bacia Hidrográfica. A capacidade máxima de armazenamento das três barragens totaliza 860 milhões de litros. Também foram construídas três caixas secas, destinadas ao armazenamento das águas. A capacidade total das caixas secas é de aproximadamente 3,7 milhões de litros de água.

As barragens ajudam a controlar o fluxo de água, reduzindo a velocidade e o volume das enxurradas, prevenindo enchentes e inundações em áreas urbanas e rurais. E que as caixas secas armazenam grandes volumes de água durante períodos de chuvas intensas, que podem ser utilizadas em momentos de necessidade. Ambas são fundamentais para os períodos de estiagem, quando ocorre escassez hídrica.

“Essa obra das três barragens e da bacia que recebe a água dos rios secundários é realmente inovadora. São José do Calçado sempre sofreu com alagamentos. Essa obra já estava funcionando na época das fortes chuvas de março, que atingiram a região sul do Estado. Vejam como funcionou, já que a cidade não foi tão atingida do que os municípios vizinhos. Por isso queremos fazer obras que mudam a vida das pessoas”, comentou o governador Casagrande.

Ainda no município, foram assinados os convênios para pavimentação de diversas ruas, beneficiando cerca de 10 mil moradores da região. As intervenções nas ruas Coronel Alfredo Lobo, Pedro Vieira, Theofilo Lobo, Domingos Martins, Francisca Teixeira, Francisco Nunes de Moraes, Getulio Vargas, Manoel Ferreira Marques e Romão Batista contam com o investimento de R$ 3,2 milhões. Já a pavimentação da Rua Hélio de Sá Viana, localizada na Sede do município, conta com o investimento de R$ 334 mil.

“São obras que melhoram as condições de segurança no trânsito e trafegabilidade das vias para a circulação de pessoas e veículos, além de possibilitar condições adequadas de acessibilidade nas vias e calçadas”, pontuou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Foi assinada também a Ordem de Serviço para reforma da Escola Municipal Umbelina Machado da Silva. O Governo vai repassar R$ 605 mil ao Município, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes). Também foi autorizada a reforma da quadra da Escola Municipal Anito Gomes Teixeira, com repasse de R$ 850 mil.

Durante a solenidade, foi assinado o convênio com a Prefeitura de São José do Calçado visando a aquisição de equipamentos para estruturação dos serviços socioassistenciais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município.

Com investimento estadual de R$ 420 mil, os novos equipamentos vão ofertar os serviços socioassistenciais da APAE, além de realizar o atendimento especializado para pessoas de todas as idades com deficiências intelectual e múltipla, seus familiares, responsáveis e cuidadores, além de uma equipe multidisciplinar.

Também estiveram presentes o prefeito de São José de Calçado, Antônio Cuíca; os deputados estaduais Vandinho Leite e Tyago Hoffmann; além dos secretários de Estado, Maria Emanuela Alves Pedroso (Governo), Miguel Duarte (Saúde), Enio Bergoli (Agricultura, Aquicultura e Pesca), Júnior Abreu (Casa Civil), José Carlos Nunes (Esportes e Lazer), Cynthia Grillo (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social).

Fonte : Governo do Estado