Pazolini anuncia escola em tempo integral no bairro Resistência, em Vitória

Pazolini anuncia escola em tempo integral no bairro Resistência, em Vitória

A rotina de visitas técnicas às obras no município de Vitória teve uma grata surpresa na manhã desta quarta-feira (12). Com a presença significativa de moradores do bairro Resistência, na Grande São Pedro, na construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares. Na oportunidade a secretária de Educação da capital, Juliana Rohsner, anunciou que os alunos serão acolhidos em tempo integral no novo prédio.

A construção da Emef Ronaldo Soares está na fase da cobertura do terceiro pavimento, com 40% das obras concluídas. As estruturas das quadras poliesportiva e de voleibol já estão completas. A obra foi contratada por R$ 16.280.188,70 com recursos fruto de convênio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com prazo de 720 dias, a ordem de serviço foi assinada em 1º de abril de 2023.

“Esperamos concluída até o primeiro semestre de 2025 para colocá-la em operação no segundo semestre. As obras estão no cronograma e vamos trabalhar para antecipá-lo”, anunciou o desafio o secretário de Obras Gustavo Perin.

*Estrutura*

Serão três pavimentos com doze salas de aula e salas para direção, coordenação, áreas de recreação, auditório e biblioteca em 4.500 m² de área construída para atender 340 estudantes em tempo integral.

“Serão mais de 5 mil metros quadrados de área construída, com energia fotovoltáica e reuso de água. Teremos educação em tempo integral de qualidade. Essa unidade vai mudar o conceito de educação da Grande São Pedro. Lembrando que Vitória tinha apenas quatro escolas de tempo integral. Ampliamos para trinta e o Ronaldo Soares faz parte desse planejamento de ampliarmos ainda mais a oferta de unidades em tempo integral para nossos alunos”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.

“Esperamos muito por essa obra. A comunidade de Resistência aguardava há 40 anos por uma escola com o padrão da que está sendo construída hoje. Vamos nos preparar para a implantação do tempo integral na Ronaldo Soares”, comemorou a diretora Wilma Sacht.

“Com um prédio adequado e com o tempo integral tenho certeza que nossas crianças vão brilhar mais. Vão sonhar mais, e garantir esse direito a educação pública de qualidade que a gente acredita. Só temos a agradecer às equipes da Educação e da Obras. Já estamos sonhando com a escola funcionando e estamos trabalhando para tornar este sonho realidade”, disse a secretária de Educação Juliana Rohsner.

“Essa obra tem várias pessoas envolvidas na sua realização. Começando pelas pessoas da comunidade, que reivindicam há anos uma escola para Resistência. É uma demanda antiga que, graça a atual gestão, está se tornando realidade. Todos estamos muito felizes e ansiosos para ver a escola funcionando”, agradeceu o líder comunitário do bairro Gilmar Lima, presidente do Movimento Comunitário de Resistência.

*Plano Municipal de Educação*

A construção visa atender a demanda de crianças na faixa etária para o ensino fundamental, no bairro Resistência, conforme o Plano Municipal de Educação.

O programa de necessidades atende ao memorial de Escolas Municipal de Ensino fundamental – EMEF e definiu pela construção dos seguintes setores:

• Conjunto direção/ administrativo – composto de direção e secretaria;
• Conjunto técnico/pedagógico – composto de coordenação, sala de professores, sala do pedagogo, sala de planejamento individual, sala de planejamento;
• Conjunto pedagógico – composto de salas de aula, salas de apoio ao integral, sala de artes, sala de recursos multifuncionais, sala de ciências, sala multiuso, sala de música, sala de recursos tecnológicos, biblioteca;
• Conjunto recreação/assitência – composto de sala de rádio e grêmio, pátio coberto;
• Conjunto auditório – composto de auditório e camarins.

A demanda está contemplada no planejamento estratégico do município denominado “Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024”, e está contida nas ações referentes às obras de construção, reforma e ampliação de escolas, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas nas modalidades de ensino regular e em tempo integral, e melhorar a infraestrutura física das creches e escolas da rede municipal de Vitória.