Prefeitura de Vila Velha realizará reconstrução da capela mortuária no Cemitério do Centro
Demanda antiga dos moradores, a reconstrução da capela mortuária do Cemitério Municipal de Vila Velha vai virar realidade. Nesta sexta-feira (28/07), o prefeito Arnaldinho Borgo assinou a ordem de serviço para a obra, durante solenidade no gabinete, com a presença de lideranças comunitárias, religiosas e de vereadores. A obra prevê a demolição da atual estrutura da capela e construção de uma nova, um banheiro e outras intervenções, garantindo melhor infraestrutura para a comunidade que precisa utilizar o espaço para velar os entes queridos. A obra, orçada em R$ 547.088,08, tem prazo de execução de 180 dias.
O prefeito Arnaldinho Borgo destacou que o Cemitério do Centro de Vila Velha aguardava por melhorias há anos. “Faz 50 anos que nenhuma intervenção é realizada no local e, por isso, as obras são necessárias para proporcionar dignidade, acolhimento e conforto às pessoas em um momento tão difícil como a perda de um ente querido”, destacou o prefeito Arnaldinho Borgo.
A secretária de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, também ressaltou a importância dessa obra para a comunidade, que vai receber um espaço mais adequado e acessível. “A iniciativa visa proporcionar dignidade e segurança às famílias que precisam velar seus entes queridos, preservando a arquitetura original por se tratar de um cemitério histórico do município”, contou.
O secretário de Serviços Urbanos, Raphael Nascimento, ressaltou que, “desde o início da gestão, houve o desafio de humanizar os cemitérios abandonados pelas administrações anteriores”. “Além da reforma da capela nos bairros Divino Espírito Santo, São Torquato e Araçás, também realizamos a melhoria na gerência de Necrópoles. Essas obras são essenciais para acolher as comunidades e suas famílias em ambientes saudáveis”, finalizou.
Saiba mais sobre o projeto:
O Projeto de Reconstrução da Capela Mortuária do Cemitério Municipal de Vila Velha, contempla:
1) Demolição total da estrutura da capela existente.
2) Construção de nova capela com:
– Uma sala velatória com apoio em pedra para urna funerária e bancos para familiares; suporte para coroa de flores; iluminação indireta; e aberturas com elementos vazados (cobogós) que garantem a ventilação natural cruzada;
– Uma copa destinada aos funcionários do cemitério, com bancada com cuba e espaço para geladeira;
– Um depósito para armazenamento de ferramentas e outros equipamentos;
– Um banheiro;
– Criação de uma parede frontal para servir de barreira visual e garantir privacidade às famílias, já que a capela fica próxima à rua.
3) Reconstrução do muro, com 2 metros de altura, e construção de calçada cidadão, com acessibilidade.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui