Prefeitura planeja mudança do Fórum da Serra para Laranjeiras
O prédio desocupado no centro da cidade também terá nova destinação graças à permuta entre os órgãos
O Fórum da Serra poderá sair do bairro São Geraldo e ir para Laranjeiras, segundo o prefeito Sergio Vidigal (PDT). O local escolhido é um terreno da prefeitura localizado atrás do Terminal de Laranjeiras, entre o terminal e a garagem da Santa Paula, onde ficam os ônibus parados fora do horário de pico.
A ideia da prefeitura é fazer uma permuta: o Ministério Público e o Fórum constroem suas sedes em terrenos da prefeitura enquanto a administração municipal usa os prédios dos dois órgãos para sediar secretarias.
O Fórum tem prédio próprio no centro da Serra, mas atualmente está funcionando em imóvel alugado. Da mesma forma, o Ministério Público deixou o centro e foi para Jardim Limoeiro, perto do Fórum.
A prefeitura chegou a tentar negociar para que o Judiciário voltasse ao centro da cidade, mas não obteve sucesso.
Segundo o prefeito, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Samuel Meira Brasil Jr, tem preferência pela região de Laranjeiras. O prefeito negociou uma permuta para que os prédios próprios do MP e do TJ não ficassem desocupados.
Ele quer que o prédio do antigo Fórum, localizado no centro, seja sede das secretarias de Direitos Humanos; Políticas para Mulheres; Assistência, Trabalho, Emprego e Renda e a Casa do Cidadão, enquanto o prédio do Ministério Público receberia a Procuradoria-Geral e a Controladoria da Serra.
“A decisão do presidente do TJ é não voltar, e a nossa preocupação é que hoje o Fórum antigo está fechado”, explica o prefeito.
Para ele, a utilização dos espaços é uma questão de fortalecimento da economia do centro da Serra, do serviço público e também de evitar problemas futuros, como por exemplo um aumento na população em situação de rua na região.
A escolha das secretarias destinadas ao centro da cidade levou em consideração quais estavam em imóveis alugados e também a ideia de otimizar o equipamento, para que o mesmo público tivesse acesso a serviços correlatos.
O prefeito aguarda a aprovação da Câmara da Serra para dar prosseguimento à oficialização da permuta. Após a oficialização, ainda será necessária uma reforma no prédio do Fórum, que só depois poderá abrigar as secretarias.
O prédio do Ministério Público já se encontra em condições, segundo o prefeito. Como esses trâmites podem ser demorados e Vidigal não é candidato à reeleição, pode ser que ele não veja as secretarias ocupando o prédio do Fórum enquanto estiver à frente do Executivo municipal.
Contudo, ele espera que seu sucessor à prefeitura dê continuidade às obras e parcerias em prol da região. “É dinheiro público, o prefeito que assumir vai ter que dar continuidade.
Para o centro da Serra isso garante uma atividade econômica mais forte. Não vejo alguém irresponsável para tentar destruir essa proposta. Os governos terminam, mas a cidade continua”, pontua.
“O nosso projeto é para fortalecer a economia do centro da Serra, e isso envolve também fortalecer a cultura e o turismo. No centro da Serra está a história da Serra, as bandas de congo, Igreja de Queimados”, assinalou.
O Tribunal de Justiça foi procurado pela reportagem para comentar o assunto, mas até o fechamento desta reportagem, não havia se manifestado. O espaço está aberto para o devido posicionamento.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui