Preservação ambiental de Viana é destaque no Dia Nacional da Mata Atlântica

Preservação ambiental de Viana é destaque no Dia Nacional da Mata Atlântica

O Brasil já teve cobertura de Mata Atlântica de 1,3 milhão de km², mas a  ocupação humana fez a floresta ser reduzida a apenas 12,4% do território original atualmente.

No Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado nesta sexta-feira (27), Viana é destaque com sua paisagem repleta de riquezas naturais. Mais de 20% de nossa área é coberta por esse importante bioma. São 36.411 hectares de mata, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (IncaperES).

Só no parque ambiental Rota das Garças, em Viana Sede, são 420 mil metros quadrados de mata atlântica preservados e uma biodiversidade extensa em meio a Região Metropolitana do Estado.

A preservação dessa biodiversidade é fruto de um trabalho realizado em várias frentes, conforme explica a bióloga e coordenadora da Semma, Juliétty Tesch.

“Percorremos as propriedades e fazemos o trabalho de conscientização sobre a importância da mata, por meio do programa Refloresta Viana. Preservar e recuperar a mata atlântica melhora a qualidade de vida de todos”, disse.

Além disso, pensando nas futuras gerações, realizamos educação ambiental com as crianças. No Parque Rota das Garças, elas conhecem as espécies da Mata Atlântica e aprendem, brincando, sobre preservação ambiental.

 

Reprodução : Prefeitura de Viana