Projeto educacional trabalha literatura infantil com as crianças de Vitória
“As cores de um currículo em movimento”. Esse é o nome do projeto educacional que desenvolvido este ano no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza, que fica no bairro Gurigica. O objetivo é trabalhar a história e a identidade da cultura e literatura infantil com as 351 crianças matriculadas na unidade de ensino.
Por isso, foi proposta pela equipe da escola uma experiência pra lá de especial para os pequenos do turno matutino: um momento de contação de história do livro “O diário de uma capixabinha”, feita pela própria autora, Verena Setúbal, que também é professora no Cmei. Para proporcionar um momento ainda mais lúdico, ela contou com o apoio do professor de música, João Loureiro.
As crianças se divertiram, cantaram e participaram produzindo um aviãozinho de papel e se lançando a olhar para os arredores da unidade de ensino. Para o Guilherme Araújo, do grupo 6 na modalidade integral, a brincadeira foi muito divertida. “O céu é azul e tem muitas casas aqui perto da escola, olha lá o morro”, observou ele.
Na história do livro “Diário de uma capixabinha”, a personagem principal revela poeticamente suas experiências e vivências no território capixaba, por onde cresceu e vive. Ela evidencia alguns lugares e destaca aspectos da culinária e cultura, fala sobre personagens locais e também sobre algumas espécies da fauna capixaba.
Identidade cultural
Segundo a professora do Cmei e autora do livro, Verena Setúbal, a atividade traz diversos benefícios para as crianças. “Trazer as memórias e a cultura capixaba por meio da literatura é um ato significativo e traz a compreensão de pertencimento e construção da identidade cultural junto às crianças e também aos adultos”, disse.
Para a pedagoga da unidade de ensino, Shellen Matiazzi, a contação de história do livro promove uma oportunidade única para as crianças. “Este momento proporciona a interação entre as turmas e enriquece a proposta pedagógica, oportunizando às crianças experiências singulares com a literatura, a poesia e a arte”, explicou.
Reprodução : Prefeitura de Vitória
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui