Reflexos do TRE-ES: recontagem de votos válidos acaba impactando mais vereador canela-verde que o mandato de Allan Ferreira

Reflexos do TRE-ES: recontagem de votos válidos acaba impactando mais vereador canela-verde que o mandato de Allan Ferreira

A reviravolta no parlamento capixaba causada pelo reprocessamento da totalização dos votos por iniciativa do vice-presidente do TRE-ES, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira traz desdobramentos muito além daqueles vistos em um primeiro horizonte.

O, até então, deputado estadual Allan Ferreira (Podemos), eleito com 15.185 votos, perde o mandato e em seu lugar assume Fábio Duarte, ex-vereador da Serra, (Rede) que alcançou 13.792 votos. Fábio se torna deputado por média do cálculo. Allan será o 1º suplente do partido.

Entretanto, Allan Ferreira não deve ficar de fora da Assembleia Legislativa por muito tempo. Acontece que o deputado estadual Lucas Scaramussa, também do Podemos, assumirá a prefeitura de Linhares em 1º de janeiro, abrindo uma vaga na Assembleia. Allan, agora 1º suplente do partido.

Entretanto toda esta celeuma atingiu as terras canela-verde. A reviravolta trouxe prejuízos políticos ao vereador Anadelso Pereira (Podemos), de Vila Velha. Até então, ele era o 1º suplente do partido, ele tinha a expectativa de assumir o lugar de Scaramussa na Assembleia. Com a nova composição, Anadelso, reeleito em outubro, vai continuar na Câmara Municipal.

Portanto, no frigir dos ovos, por assim dizer, Allan Ferreira não foi o maior prejudicado pela recontagem de votos e decisão do TER, mas sim primeiro suplente do Podemos, que passa a ser o segundo suplente: o vereador de Vila Velha Anadelso Pereira.

Antes da recontagem de votos, Anadelso é quem tinha a prerrogativa de 1º suplente para com a cadeira de Scaramussa na Assembleia. Reeleito vereador do município canelaverde em 2024. Todavia, não há mais esta opção.

Os desdobramentos, alívios de uns e frustrações de outros não param por ai.Caso Anadelso entrasse na vaga de Scaramussa, uma cadeira surgiria na Câmara de Vila Velha a partir de janeiro e seria preenchida por George Pereira Alves, primeiro suplente do Podemos na disputa municipal.

Nas redes sociais, George já havia até comemorado:

“Em janeiro de 2025 estarei assumindo minha cadeira na Câmara Municipal de Vila Velha! Isso será possível porque Anadelso Pereira, eleito vereador pelo nosso partido, assumirá o cargo de deputado estadual com a eleição de Lucas Scaramussa para prefeito de Linhares”.

Aliviado pelo desfecho, menos trágico, Allan Ferreira lamentou:

“Isso tem que ser revisto, mudou todo um cronograma de possibilidades. Graças a Deus não fui prejudicado”.