Religiosidade e trabalho: Últimos preparativos para Festa do Divino Espírito Santo em Viana

Religiosidade e trabalho: Últimos preparativos para Festa do Divino Espírito Santo em Viana

Vai muito além do glamour dos dias do festejo. Ser escolhido como imperador é uma grande responsabilidade porque envolve fé, cultura, tradição e muito trabalho! Afinal de contas, as festividades estão se aproximando e tudo precisa estar preparado para receber os visitantes da Festa do Divino à altura do evento que comemora 205 anos.

A festividade tem apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT), e conta com programação repleta de celebrações e religiosidade. Os últimos preparativos do evento estão sendo feitos para proporcionar uma celebração de fé e cultura.

O empresário Eduardo José Dutra Pirone foi escolhido como imperador nesta edição. O mineiro veio para Viana na década de 1976 para trabalhar e por aqui criou raízes. Tornou-se membro da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, onde participa frequentemente das missas. Tanto que, mesmo em meio à correria dos últimos acertos para realização da Festa do Divino, o empresário comentou que tinha que se arrumar para a missa desta quinta (02).

E é com fé e muito trabalho que a vida do seu Eduardo avança. Aos 69 anos, o imperador não mede esforços para que a realização do evento seja a melhor possível. Ele conta que a força da tradição da festa de origem portuguesa o fez ser um dos candidatos ao evento. Além disso, a união da população vianense em prol da manifestação cultural bicentenária é um combustível para o trabalho incansável.

“As pessoas aceitaram o evento de forma comovente. Um senhor que vende ovos disse que daria um pente para doação. Dois dias depois ele trouxe frutas, legumes, galinha… Recebemos doação de garrote (bezerro). É uma união dos moradores, desde o mais humilde àquele que tem condições melhores”, revelou.

O imperador afirma que está ansioso para o dia em que fará sua caminhada triunfante pela cidade, porém, enquanto esse dia não chega, a pompa de um lorde fica guardada para que tudo fique perfeito para os visitantes da festa. “A placa da Igreja Matriz de Viana Sede traz informações sobre a influência dos açorianos aqui. É uma grande tradição, importante para a cidade, é muito importante o apoio da Prefeitura nesse resgate desse passado e a preservação e valorização da nossa fé é uma grande alegria e uma grande responsabilidade”, enfatiza.

A secretária de Esporte, Cultura e Turismo Renata Rosa Weixter destaca a relevância da Festa do Divino para Viana e para o Estado: “É um grande momento da cidade, uma festa linda que reúne tradição, cultura, história e religiosidade da imigração açoriana na cidade de Viana, uma das cidades do país que mais recebeu imigrantes de Açores, ilha de Portugal”, ressaltou a secretária.

A 205ª Festa do Divino acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede. Confira a programação:

Sexta-Feira (03/06)

19h – Terço do Divino Espírito Santo

19h30 – Missa com padre Rodrigo Costa

20h30 – Barracas, roleta e pescaria e show com a Banda da Polícia Militar

22h – Show com Richard Viana

Sábado (04/06)

18h00 – Procissão com Banda Marcial da Escola Cívico-militar Divaneta Lessa de Moraes a casa da imperatriz

19h – Terço do Divino Espírito Santo

19h30 – Missa com padre Ribamar Divino Vieira

20h30 – Barracas, roleta e pescaria

22h – Show com João Felipe e Rafael

Domingo (05/06)

5h – Alvorada

9h – Procissão com banda à casa do Imperador

10h – Missa festiva de Pentecostes com o bispo Dom Geraldo Lyrio

12h – Almoço e Show com Rogério Palassi (MPB)

13h – Barracas, roleta e pescaria

14h – Leilão

18h – Ação entre amigos e sorteio do Imperador e da Imperatriz 2023

19h – Encerramento da festa com Banda de Congo de Piapitangui

 

Reprodução : Prefeitura de Viana