Representantes da Associação Nacional de Educação Católica visitam Prefeitura de Vitória

Representantes da Associação Nacional de Educação Católica visitam Prefeitura de Vitória

Na tarde desta sexta-feira (14), a Prefeitura de Vitória reforçou seu compromisso com a garantia de uma educação de qualidade para crianças e jovens da capital, recebendo a visita da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).

Com o intuito de estreitar laços que contribuam para um futuro promissor, democrático e de valor para esse público, o prefeito Lorenzo Pazolini e a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, receberam representantes da associação, que conta com mais de mil escolas, 1,5 milhão de estudantes e visa manter o cuidado e a educação sem fins lucrativos.

O encontro foi marcado por esclarecimentos e convites, um diálogo que, para o prefeito Lorenzo Pazolini, contribui para uma sociedade mais comunitária: “Agradecemos pela visita e vamos deixar as portas sempre abertas. Prezamos por uma educação de qualidade, mas principalmente de valores, e é assim que a gente constrói um mundo coletivo”.

Para a ANEC, o ensino religioso nas escolas vai além de formação educacional direcionada à doutrina, é uma base de valores que forma cidadãos. Em Vitória, o ensino diverso é resguardado por comissões.

“A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem diversos projetos e programas, e a gente tem trabalhado muito forte. Além da comissão de direitos humanos, a gente tem a comissão étnico-racial com um debate muito potente e também das práticas da justiça restaurativa. Vitória oferta gratuitamente, todos os meses, formação gratuita para os seus professores e coordenadores, para quem quiser conhecer essa metodologia, porque isso depois pode ser aplicado dentro das escolas”, afirma a secretária municipal de educação, Juliana Rohsner.

Para a professora e gerente de educação básica da ANEC, Roberta Guedes, o objetivo da visita foi fortalecer o princípio de que a união fortalece a educação: “Estamos juntos para uma educação de qualidade social. Uma educação para todas as pessoas, que eu tenho certeza que é a missão de todos nós”, explica.

Anec

Com atuação significativa no cenário educacional brasileiro, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) é a instituição oficial representativa da Educação Católica no Brasil. É uma associação de direito privado, constituída por pessoas jurídicas, sem fins lucrativos e econômicos, de caráter educacional, cultural, beneficente e de assistência social, unida, em comunhão de princípios, com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Futuro de jovens na capital

O cuidado com crianças e jovens é prioridade na capital. Dois dos espaços que recebem jovens de todas as idades, dando oportunidade de realizarem cursos, participarem de programas de impulsionamento de carreira, aprenderem sobre arte e cultura e exercerem sua autonomia, são o Centro de Referência da Juventude (CRJ) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Caminhando Juntos (Cajun).

Além desses espaços, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dá oportunidade para jovens, a partir dos 15 anos de idade, que interromperam seus estudos, de voltarem a sonhar e a aprender.

Fonte : Prefeitura de Vitória