Serra + Cidadã promove mutirão de emissão de cartões de prioridade para pessoas com deficiência

Serra + Cidadã promove mutirão de emissão de cartões de prioridade para pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) vai realizar um mutirão de confecção de cartões de prioridade voltado para pessoas com deficiência (PcDs) e seus respectivos cuidadores.

Será durante o Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, marcado para este sábado (19), em Central Carapina, das 9h às 16h, no campo de futebol da rua Estados Unidos.

O cartão garante a essas pessoas atendimento prioritário na Serra em estabelecimentos públicos e privados que possuam filas, como hospitais, supermercados, lotéricas, bancos e correspondentes bancários.

O direito é resultado da Lei Municipal Gustavo Soares nº 5.698/2023, promulgada em fevereiro deste ano. Proposta pela Prefeitura da Serra, é inédita no país.

Têm direito ao cartão de prioridade pessoas com deficiência auditiva, física, mental, renal crônica, visual e seus cuidadores.

Os interessados devem levar os seguintes documentos para obter o cartão:

– RG (do cuidador e da pessoa com deficiência)

– CPF (do cuidador e da pessoas com deficiência)

– Comprovante de residência (da pessoa com deficiência)

– Laudo médico (da pessoa com deficiência)

– Foto 3 x 4 (do cuidador e da pessoa com deficiência)

E fora do Serra + Cidadã?

Para solicitar o cartão fora do mutirão, a pessoa cuidadora deve agendar pelo número (27) 98182-0968, que atende por WhatsApp ou ligação.

Caso prefira, pode procurar a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), das 8h às 17h, na rua Major Pissarra, número 12, Serra Sede, em frente ao Banco do Brasil. Os documentos necessários para solicitação do cartão são RG, CPF, comprovante de residência, laudo médico e foto 3×4 da cuidadora e da pessoa com deficiência.

Até o momento, 1722 pessoas se inscreveram para obter o cartão. A expectativa da Sedir é emitir 5 mil cartões até o fim do ano.

A emissão do cartão é gratuita e deverá ser renovada a cada cinco anos, possuindo validade em todo o município da Serra.

Reprodução : Prefeitura da Serra