Serra recebe agenda propositiva da Findes para melhoria do ambiente de negócios

Serra recebe agenda propositiva da Findes para melhoria do ambiente de negócios

Contribuir na melhoria da infraestrutura, da logística, da saúde, da educação e da qualificação de mão de obra, além de alavancar o empreendedorismo na região. Este é o objetivo da Agenda Propositiva Regional para Melhoria do Ambiente de Negócios, um documento elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e que o município da Serra acaba de receber.

A solenidade aconteceu na última segunda-feira (31), no auditório da sede das secretarias de Educação e Saúde (Centro Administrativo Arino). Na ocasião, o documento desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder) da Findes foi entregue pelo vice-presidente administrativo da Federação, Eduardo Dalla Mura, e pelo presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo, ao secretário interino de Desenvolvimento Econômico da Serra, Ricardo Pandolfi.

Pandolfi avaliou a agenda como positiva para o município e destacou que a melhoria do ambiente de negócios passa também pela qualificação profissional, já que os investimentos atraem mais empregos.

“Temos um trabalho muito importante para pensar: um pacto pela qualificação na Serra. Esse é um tema a ser trabalhado para ajudar a fazer uma política de trabalho e renda de forma mais efetiva no município. Para isso, precisamos de parcerias junto a outras instituições”, disse o secretário.

Eduardo Dalla Mura destacou as potencialidades da Serra, que sempre lidera o ranking estadual dos municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB), demonstrando sua força econômica.

“A Serra tem muito a crescer e a Agenda Propositiva da Findes vem para somar esforços e contribuir na criação de um ambiente adequado de atração de investimentos. Queremos atuar junto ao município para ampliar a base industrial, fortalecendo suas principais cadeias produtivas. Além disso, ainda temos o setor de turismo que possui um enorme potencial para receber novos projetos”, pontuou.

O diretor da Regional Serra da Findes, Rubens Carlos Cortes, falou sobre a importância da iniciativa. “É muito gratificante participar da construção de um material que vai auxiliar o município que escolhi para morar e empreender a se desenvolver ainda mais. É o início de um trabalho colaborativo.”

Ao todo, 19 eixos estratégicos foram escolhidos pelo Grupo de Trabalho, que conduziu a produção do documento, para serem a base da Agenda Propositiva da Serra. São informações para subsidiar as secretarias do município na melhoria da ambiência de negócios. Dentre elas constam ações como desenvolver infraestrutura, logística, empregabilidade, capacitação e qualificação de pessoas, parcerias público-privadas (PPPs), além de políticas para atração de investimentos.

Serra em números

– Mais de 8,7 mil empresas – distribuídas entre microempresas (7.742), pequenas empresas (758), médias empresas (179) e grandes empresas (38)

– 145.144 empregos formais em todos os setores;

– Mais de 1,5 mil indústrias, sendo 813 empresas da indústria de transformação, 11 da indústria extrativa e 757 da construção civil

– 49.747 empregos formais na indústria

Reprodução : Prefeitura da Serra