Serra recebe agenda propositiva da Findes para melhoria do ambiente de negócios
Contribuir na melhoria da infraestrutura, da logística, da saúde, da educação e da qualificação de mão de obra, além de alavancar o empreendedorismo na região. Este é o objetivo da Agenda Propositiva Regional para Melhoria do Ambiente de Negócios, um documento elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e que o município da Serra acaba de receber.
A solenidade aconteceu na última segunda-feira (31), no auditório da sede das secretarias de Educação e Saúde (Centro Administrativo Arino). Na ocasião, o documento desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder) da Findes foi entregue pelo vice-presidente administrativo da Federação, Eduardo Dalla Mura, e pelo presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo, ao secretário interino de Desenvolvimento Econômico da Serra, Ricardo Pandolfi.
Pandolfi avaliou a agenda como positiva para o município e destacou que a melhoria do ambiente de negócios passa também pela qualificação profissional, já que os investimentos atraem mais empregos.
“Temos um trabalho muito importante para pensar: um pacto pela qualificação na Serra. Esse é um tema a ser trabalhado para ajudar a fazer uma política de trabalho e renda de forma mais efetiva no município. Para isso, precisamos de parcerias junto a outras instituições”, disse o secretário.
Eduardo Dalla Mura destacou as potencialidades da Serra, que sempre lidera o ranking estadual dos municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB), demonstrando sua força econômica.
“A Serra tem muito a crescer e a Agenda Propositiva da Findes vem para somar esforços e contribuir na criação de um ambiente adequado de atração de investimentos. Queremos atuar junto ao município para ampliar a base industrial, fortalecendo suas principais cadeias produtivas. Além disso, ainda temos o setor de turismo que possui um enorme potencial para receber novos projetos”, pontuou.
O diretor da Regional Serra da Findes, Rubens Carlos Cortes, falou sobre a importância da iniciativa. “É muito gratificante participar da construção de um material que vai auxiliar o município que escolhi para morar e empreender a se desenvolver ainda mais. É o início de um trabalho colaborativo.”
Ao todo, 19 eixos estratégicos foram escolhidos pelo Grupo de Trabalho, que conduziu a produção do documento, para serem a base da Agenda Propositiva da Serra. São informações para subsidiar as secretarias do município na melhoria da ambiência de negócios. Dentre elas constam ações como desenvolver infraestrutura, logística, empregabilidade, capacitação e qualificação de pessoas, parcerias público-privadas (PPPs), além de políticas para atração de investimentos.
Serra em números
– Mais de 8,7 mil empresas – distribuídas entre microempresas (7.742), pequenas empresas (758), médias empresas (179) e grandes empresas (38)
– 145.144 empregos formais em todos os setores;
– Mais de 1,5 mil indústrias, sendo 813 empresas da indústria de transformação, 11 da indústria extrativa e 757 da construção civil
– 49.747 empregos formais na indústria
Reprodução : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui