Serra: vagas de emprego e atendimento do CadÚnico no dia da luta das pessoas em situação de rua
A última sexta-feira (19) foi o Dia Nacional e Municipal da Luta das Pessoas em Situação de Rua, data de sensibilização e mobilização pela atenção e cuidado a esta população. Como forma de dar visibilidade ao tema, a Secretaria de Assistência Social (Semas) da Serra realizou diversas ações no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), em Jardim Limoeiro.
Durante todo o dia foram realizadas rodas de conversas com os usuários, atividades voltadas ao estímulo da autoestima e cuidados pessoais.
Com a proposta de trabalhar a inclusão produtiva e o pertencimento social dessas pessoas, a van da Agência do Trabalhador Móvel, da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Seter), também se fez presente com orientações e encaminhamentos ao mercado de trabalho.
Além disso, uma equipe do CadÚnico foi até o Centro Pop para atualização e novos cadastros, possibilitando que a rede de proteção social realize um acompanhamento mais efetivo para esse público, colaborando para a superação das vulnerabilidades e para o resgate da cidadania.
De acordo com dados do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), da Semas, de janeiro a junho deste ano foram cadastradas pela prefeitura cerca de 463 pessoas em situação de rua no município. Dessas, 47% são migrantes que chegam de outras cidades capixabas e estados em busca de emprego.
A principal faixa etária é entre 18 e 39 anos, com 55%. Entre 40 e 59 anos, são 38%. A maioria (74%) é do sexo masculino e 26% do sexo feminino.
A secretária municipal da Semas e da Seter, Cláudia Silva, destaca o trabalho contínuo e integrado realizado pela Prefeitura da Serra para atender pessoas em situação de rua.
“São ações integradas com órgãos e diversas secretarias, como assistência social, saúde, direitos humanos e educação. É um trabalho constante e feito com atendimento intersetorial para que de fato consigamos ver essas pessoas fortalecidas e recuperando os vínculos familiar e social, retomando suas vidas”, enfatizou Cláudia Silva.
Importante destacar que a Prefeitura da Serra lançou neste mês de agosto um programa integrado de atendimento especial à população de rua. Intitulado “Pop’ularizar”, o programa envolve ações de nove secretarias, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social. Fazem parte áreas como Educação, Saúde, Direitos Humanos e Habitação.
O objetivo do Pop’ularizar é oferecer mais do que acolhimento, incluindo as etapas de prevenção, integração e reintegração social.
É feito atendimento de vacinação e testagem, encaminhamento para programas sociais e emissão de documentação civil, vacinação, orientação e cadastro para mercado de trabalho, orientação jurídica, rodas de conversa, mapeamento das famílias, além de cuidados da saúde física e mental. O primeiro Pop’ularizar foi realizado no dia 3 de agosto, na Serra Sede.
Reprodução : Prefeitura da Serra
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui