Viana conquista o título de primeiro judiciário 100% digitalizado no Espírito Santo
Agilidade, transparência e economia com responsabilidade ambiental! Viana tem o 1º sistema judiciário 100% digitalizado do Espírito Santo. Em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado, o município digitalizou mais de 1,5 milhão de páginas de processos da comarca vianense durante o ano de 2023, permitindo a economia de R$ 3,3 milhões em impressões.
A medida inovadora abrange a digitalização e indexação de documentos, microfilmagens e fotos de diferentes áreas de atuação do judiciário, como Primeira Vara Cível, Vara da Infância, Vara da Família, Primeira Vara Criminal, Terceira Vara Criminal e Juizado Especial Criminal e da Fazenda. Com o projeto, o sistema judiciário ganha mais um mecanismo para agilizar a tramitação de processos.
O projeto de digitalização de processos permite o acesso a processos em qualquer comarca de maneira mais eficiente, sem o uso do papel e de forma virtual, colaborando com a preservação da natureza e gerando economia a município e ao tribunal.
Além de desburocratizar e dar mais agilidade ao judiciário, a economia das mais de 1,5 milhão de folhas de papel vai permitir a preservação de mais de 200 árvores de forma imediata.
“Viana se torna a primeira cidade do Estado a ter 100% dos seus processos digitalizados. Essa é uma iniciativa que visa desburocratizar a tramitação dos processos de forma transparente e ágil, garantindo economia aos cofres públicos de forma responsável em relação ao meio ambiente. Estamos usando a tecnologia a favor da melhoria na prestação de serviços aos vianenses”, enfatizou o prefeito Wanderson Bueno.
A conclusão da digitalização dos processos foi celebrada em visita ao desembargador Fábio Clem de Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, em que estavam também presentes Ricardo Garschgen Assad, juiz de Direito do 1º Juizado Especial Cível do Juízo de Viana, e da procuradora de Viana, Thaís Prata.
O presidente agradeceu a parceria do município, que contratou uma empresa especializada, o que permitiu a digitalização de aproximadamente um milhão e seiscentas mil peças processuais.
“Agradeço, mais uma vez, ao prefeito, pelo seu empenho e esforço em cooperar conosco nesse trabalho, voltado principalmente para quem precisa acionar a justiça e ter uma resposta mais rápida! Renovo esse agradecimento, em nome de todo o Poder Judiciário”, destacou o presidente, agradecendo também ao diretor do Foro de Viana, juiz Ricardo Assad.
Reprodução : Prefeitura de Viana
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui