Vias movimentadas recebem 16 novos indicadores educativos de velocidade

Vias movimentadas recebem 16 novos indicadores educativos de velocidade

Em um esforço contínuo para aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes, a Prefeitura de Vila Velha iniciou a instalação de 16 indicadores educativos de velocidade em vias de grande fluxo da cidade. O foco principal da iniciativa é o caráter exclusivamente educativo desses dispositivos, que não terão função de multar os condutores por infrações de trânsito.

Os indicadores educativos consistem em equipamentos com display informativo de velocidade em tempo real, que alertam o motorista sobre a velocidade praticada. O objetivo é promover a conscientização e a autorregulação do condutor, incentivando o respeito aos limites de velocidade com disciplina consciente.

A principal distinção desses novos equipamentos reside em sua finalidade. Os dispositivos auxiliares instalados atuarão como painéis informativos de velocidade.

“O objetivo da prefeitura é priorizar a vida. Nossa meta é educar unindo tecnologia, construção de dados e participação cidadã. Ao instalarmos 16 pontos com displays que mostram instantaneamente a velocidade ao condutor, damos a ele a chance de corrigir sua conduta imediatamente, aumentando a percepção de risco e garantindo a segurança. É uma tecnologia a serviço da educação no trânsito”, afirmou o major Rogério Gomes, secretário municipal de Defesa Social e Trânsito.

Ainda conforme o secretário, os dados capturados pelos dispositivos irão auxiliar em tomadas de decisões. “Os dispositivos irão mensurar a quantidade de veículos que trafegam na via e também fornecerão dados analíticos sobre a taxa de respeito do limite de velocidade da via. Assim, saberemos quantos veículos passam no local, a taxa de respeito e os horários de maior fluxo. Desse modo poderemos direcionar operações de trânsito da Guarda Municipal para determinados locais para promover ações educativas aos condutores”, ressalta.

A instalação desses equipamentos está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Esses dispositivos são reconhecidos por sua eficácia na mudança de comportamento a longo prazo, pois transformam um trecho da via em uma zona de atenção permanente, onde o motorista é seu próprio fiscal.

A escolha dos 16 pontos de instalação foi baseada em estudos de acidentes e fluxo de veículos, priorizando áreas de grande circulação de pedestres e onde o excesso de velocidade é uma preocupação. A distribuição visa cobrir diferentes bairros, oferecendo uma resposta abrangente para a segurança viária do município.

Pontos onde serão instalados

•             Av. Desembargador Augusto Botelho / Rua Castelo Branco, Praia da Costa
•             Av. Gil Veloso/rua Jofredo novais, Praia da Costa
•             Av. Castelo Branco / rua Pastor Jonas Marques, Praia da Costa
•             Av Antônio Gil Veloso / Rua Diogenes Malacarne, Praia da Costa
•             Rua José Pena Medina / rua Romero Botelho, Praia da Costa
•             Av. Jair Andrade / Rua Antônio Regis dos Santos, Itapuã
•             Rua Luiz Manoel Velos / Maria de Oliveira Mares Guia, Itaparica
•             Av. Estudante Jose Julio de Souza, Itaparica
•             Av. Saturnino Rangel Mauro / rua Ibitirama, Itaparica
•             Av. Estudante Jose Julio de Souza / Rua Itaipava, Itaparica
•             Rua Ana Meroto Stefanon / Quinta Avenida, Cobilândia
•             Rua Quinze Novembro / Cabo Ailson Simões, Centro
•             Rua Rui Braga Ribeiro / Rua Guarajás, Soteco
•             Av. Vitória Régia, Santa Inês
•             Av Jucelino Kubscheck, Divino Espírito Santo
•             Av São Gabriel da Palha, Vale Encantado

O que é o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)?

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614, que acrescenta o art. 326-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Foi implementado para orientar os gestores de trânsito do país a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Texto: Rúbia Medina