Vila Velha recebe Selo Diamante em reconhecimento ao desempenho no “Cidade Empreendedora”

Vila Velha recebe Selo Diamante em reconhecimento ao desempenho no “Cidade Empreendedora”

Em disputada solenidade realizada em Vitória, nesta sexta-feira (07) – com a presença do Governador Renato Casagrande, de vários deputados e autoridades estaduais, e com a participação de prefeitos e representantes dos 78 municípios capixabas –, Vila Velha recebeu o “Selo Diamante”, prêmio que simboliza o reconhecimento do Sebrae/ES, pelo notável desempenho da gestão canela-verde no programa “Cidade Empreendedora”.

Esse programa – que estimula o empreendedorismo e cria ações, projetos e políticas públicas de fomento voltadas especialmente para o apoio aos pequenos negócios – já se consolidou como um mecanismo estratégico de promoção do desenvolvimento social e econômico, em todos os municípios do Estado.

Evolução

Desde 2021 – quando Vila Velha iniciou sua participação no “Cidade Empreendedora”, com a tímida pontuação de 4,8 – a gestão municipal vem concentrando esforços e adotando as medidas necessárias para melhorar o seu desempenho no programa e avançar cada vez mais na classificação do Sebrae/ES.

Como resultado do trabalho implementado pelo prefeito Arnaldinho Borgo e sua equipe, em apenas três anos, a PMVV mais do que dobrou sua pontuação neste programa do Sebrae/ES. Começou com 4,8 pontos, em 2021; saltou para 8,4 pontos, em 2022; avançou para 9,6 pontos, em 2023; e evoluiu para a nota 9,8, em 2024.

Trabalhando com planejamento, organização, metodologia, metas – e também com um cronograma pontual de ações –, Vila Velha evoluiu em todos os eixos do “Cidade Empreendedora”, mantendo trajetória ascendente nos quesitos de Infraestrutura; Desburocratização; Gestão Pública Empreendedora; Compras Governamentais; Poder Público como Indutor da Inovação; Inclusão Produtiva; Liderança e Território; Educação Empreendedora; Crédito e Cooperativismo; Sala do Empreendedor e Turismo.

Método de avaliação

A metodologia do “Cidade Empreendedora” avalia os esforços da gestão pública para melhorar o ambiente de negócios em seu território; aponta lacunas de ações a serem implementadas e as possibilidades de aperfeiçoamento; e oferece um conjunto de soluções específicas para atender às necessidades de desenvolvimento de cada município participante.

O programa também analisa as competências da gestão municipal que podem ser desenvolvidas, a fim de contribuir para um ambiente mais favorável aos pequenos negócios. São elas: governança para estímulo ao empreendedorismo; programas e projetos de apoio ao empreendedorismo; regulamentação e legislação para a melhoria do ambiente de negócio; e estímulo ao setor produtivo; além de infraestrutura técnica, física e tecnológica para atendimento aos empreendedores locais.

O “Cidade Empreendedora” acontece em estados de todo o Brasil, mas o Espírito Santo foi o primeiro a obter a adesão de 100% dos seus municípios, tornando-se assim referência nacional em empreendedorismo e aperfeiçoamento das gestões municipais.

De “cidade dormitório” à “cidade empreendedora”

“Vila Velha vem passando por uma grande transformação e, em pouco tempo, deixou de ser ‘cidade dormitório’ para se tornar uma ‘cidade empreendedora‘. Hoje o município ocupa o 1º lugar no ranking estadual de transparência pública e desburocratização e possui o melhor ambiente de negócios do Estado. Também é a cidade capixaba que mais cresce, que mais gera empregos, que registra a abertura do maior número de novas empresas e que mantém o maior número de empresas em funcionamento”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.

E ele completou: “Vale lembrar que Vila Velha é a melhor cidade do Espírito Santo para se empreender e a 29ª do país, além de possuir o menor tempo de abertura de empresas no Estado e o 6º melhor Índice de Capital Humano do Brasil. Nossa meta agora é aprimorar a gestão, aumentar o ritmo de crescimento econômico, atrair mais investimentos e melhorar a arrecadação, para que Vila Velha tenha o maior orçamento anual entre todos os municípios do Estado”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, a gestão municipal fez o seu dever de casa: “O município promoveu atualizações importantes na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e no Código Sanitário; implementou o sistema eletrônico de protocolo; atualizou o Código Municipal de Meio Ambiente; deu celeridade aos processos de licenciamento ambiental; simplificou e desburocratizou os procedimentos administrativos e garantiu maior agilidade e transparência aos projetos que tramitam na prefeitura”.

Segundo Colodetti, este conjunto de ações integradas têm contribuído de forma determinante para o desenvolvimento sustentável de Vila Velha, onde os empresários já contam com uma estrutura moderna e dinâmica, capaz de impulsionar o crescimento social e econômico de forma alinhada com a preservação ambiental.

“Temos trabalhado incansavelmente para transformar Vila Velha no maior polo de empreendedorismo e de desenvolvimento econômico do Estado. Esta foi a missão que o prefeito nos delegou e que estamos cumprindo com muita determinação e afinco”, assinalou o secretário.

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha