Alunos da Educação infantil visitam réplica de Dona Domingas na Escola de Ciência, Biologia e História

Alunos da Educação infantil visitam réplica de Dona Domingas na Escola de Ciência, Biologia e História

Esta semana foi marcada por muita emoção e aprendizado para um grupo de crianças do CMEI Jacyntha Ferreira de Souza Simões,situado em Goiabeiras Velha.

A partir de um trabalho em sala de aula feito pelas Professoras Andrea Cristina Ferreira Lopes e Fabíola Fraga, com a coordenação da Pedagoga Marlene Busato,os pequenos puderam fazer todo o percurso da Escola de Ciência, Biologia e História de Vitória,em especial a réplica da Escultura de Dona Domingas, recentemente doada a escola pelo LEENA ( laboratório de pesquisa e extensão em Arte da UFES).

Sobre mais essa celebração do espaço de Dona Domingas e da ECBH como território de Disseminação da Educação,Cultura e Arte, o Professor Cirillo, coordenador do LEENA afirma ser um momento especial em que as crianças do município de Vitória através da secretaria de Educação e da ECBH adquirem em grande medida,esse sentido de pertencimento ao celebrar a presença da réplica da Escultura de Dona Domingas,uma cidadã comum que viveu na capital capixaba assim como grande parte deles.

Professor Cirillo, coordenador do LEENA

 

“Despertar nos pequenos a possibilidade de se reconhecer na figura de Dona Domingas, Professora Ernestina e tantos outros heróis de Vitória, é,em última instância,a consolidação de sua própria identidade” afirma o Professor.

Ainda sobre Dona Domingas,a Doutoranda em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo e Pesquisadora da obra Fabíola Fraga, nos convida a refletir sobre a importância dessa mulher para além do Monumento:

Fabíola Fraga, Doutoranda em Artes pela Ufes e Pesquisadora da obra

 

“Dona Domingas foi uma mulher negra, pobre, Periférica,Catadora de papel e que trabalhou com dignidade até o fim da vida para garantir o sustento de seus familiares.Não se trata de uma mendiga, tampouco de um personagem fictício. Nossas crianças tem o direito de saber sobre ela e se orgulharem da força dessa senhora “

Localizado em uma região de ampla riqueza cultural,o CMEI Jacyntha,sob a direção da Professora Jussara Matias, trabalha de forma recorrente as questões regionais assim como o sentimento de pertencimento dos pequenos levando em conta toda a amplitude e riqueza da capital.

A ECBH é um centro de ciência, cultura e Educação que destaca a natureza e a cultura regional através de uma exposição centrada em temáticas capixabas.

O acervo possui maquetes do patrimônio histórico regional, artefatos arqueológicos, utensílios de pesca, artesanato doméstico, alimentos resinados, painéis, fotografias, animais taxidermizados e espécies vivas em aquários, dentre outros elementos.

A ECBH foi inaugurada em 13 de novembro de 2001 e é administrada pela Prefeitura Municipal de Vitória através da Secretaria de Educação.Grupos formados por mais de 10 pessoas precisam agendar a visita com antecedência..

A visitação é gratuita. O agendamento é feito pelo telefone ou na própria unidade

Avenida Dário Lourenço de Souza, 790, Mário Cypreste (Sambão do Povo) –
Telefone: (27) 3332-1612