Encontro Cultural de Viana chega à 3ª Edição com debates e lançamento de editais para incentivar a arte e a cultura

Encontro Cultural de Viana chega à 3ª Edição com debates e lançamento de editais para incentivar a arte e a cultura

A 3ª Conferência Municipal de Cultura de Viana, realizada neste sábado (05), marca um momento de significativa importância para esta cidade que floresce como um dos principais centros produtores de cultura no Espírito Santo. Viana tem erguido um legado de espetáculos musicais, artísticos e culinários, que atuam como pilares para a promoção do movimento cultural dentro do município. Neste cenário, diálogo e debate são necessários para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para este setor.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento, que reúne uma diversidade de agentes culturais e cidadãos engajados, possui como seu objetivo a promoção, debate e proposição de programas e ações que visam o aperfeiçoamento das políticas públicas de arte e cultura em Viana. A conferência se torna, assim, um espaço de diálogo frutífero, onde ideias, perspectivas e expertise se entrelaçam em busca de um cenário cultural ainda mais enriquecedor para todos os vianenses.

Além do debate, foram lançados editais da Lei de Incentivo à Cultura de Viana, que vai investir mais de R$ 310 mil no fomento de mais de 25 projetos culturais em uma parceria firmada entre o município e o Governo do Estado.

O prefeito Wanderson Bueno participou do evento e destacou que Viana protagonizou os debates voltados à cultura no Espírito Santo, realizando a primeira conferência municipal realizada em solo capixaba.

“Este é o melhor momento da cidade de Viana, momento de entregas e melhorias. Mas essa não é uma cidade que só faz obra, que só vai investir em educação, saúde e segurança. Fazemos um governo para todos, que promove políticas públicas e que fortalece todos os setores, entre eles a cultura. Espaços como essa conferência permitem o diálogo para a construção de projetos que promovam mais qualidade de vida para quem escolheu essa cidade para viver. O mais importante disso é contar com a participação dos fazedores de cultura neste processo”, enfatizou Bueno.

A secretária de Cultura e Turismo, Renata Weixter, comentou que a conferência é uma oportunidade para o desenvolvimento de políticas voltadas aos vianenses.

“A Conferência de Cultura é uma oportunidade de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, em especiais aos agentes culturais, para a definição de estratégias, metas e diretrizes para o desenvolvimento de políticas públicas culturais. No caso do Plano Municipal de Cultura, são metas projetadas para os próximos 10 anos, uma política pública de estado que irá perpassar várias gestões” explica a Secretária de Cultura e Turismo, Renata Rosa Weixter.

Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas vivências, anseios e sugestões, criando um ambiente propício para a formulação de estratégias que fortaleçam a presença e o alcance da cultura em todas as esferas da cidade. A riqueza das discussões e a diversidade de olhares contribuirão para a construção de um plano robusto e alinhado com as demandas da comunidade cultural de Viana.

Reprodução : Prefeitura de Viana