Guardas Municipais de Vila Velha participam de treinamentos
Durante o mês de maio, os agentes da Guarda Municipal de Vila Velha participaram de várias instruções. Ao todo, foram seis módulos em diversas áreas, abrangendo 120 agentes.
Os agentes participaram das instruções de Intervenção contra agressor ativo, de Técnicas operacionais de manuseio de armas longas, de Atendimento Pré-hospitalar Policial (APH) e também realizaram o curso de habilitação em arma longa. Além disso, participaram das instruções de condicionamento físico como futevôlei e canoa polinésia.
A comandante Landa Marques explica que o treinamento está na rotina dos agentes da GMVV: “O treinamento é fundamental. Os cursos são importantes para garantir que os agentes estejam bem preparados e capacitados para melhor atender a população de Vila Velha”, ressalta.
Todos os módulos ministrados no mês de maio fazem parte da programação de qualificação da Guarda Municipal de Vila Velha. “A Academia da Guarda Municipal trabalha com o objetivo de qualificar os agentes conforme a necessidade do serviço, atrelados à necessidade da comunidade. Além da qualificação, também pensamos no preparo físico dos agentes”, afirma Mariana Veronesi, da Inspetoria de Ensino e Formação.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, ressalta a importância de cursos como esses: “O aprimoramento dessas habilidades ajuda os agentes a lidarem de forma mais eficaz as situações e os desafios que encontram no exercício de suas funções no dia a dia”, expressou.
Intervenção contra agressor ativo
Uma das instruções ministrada foi a “Intervenção contra agressor ativo”. A instrução teve como foco preparar os agentes da GMVV para agir em possíveis ataques em escolas. Nessa instrução, foram nove turmas treinadas com técnicas de negociação, combate a curta distância, aproximação do alvo e outros.
“Em abril deste ano, implementamos o aplicativo SOS Escola em todas as 113 unidades municipais. O aplicativo é interligado à Central de Operações da GMVV e, ao ser acionado, em caso de emergência, dá celeridade aos atendimentos com deslocamento da viatura mais próxima de onde partiu o chamado. Agora iniciamos o segundo pilar, que é a capacitação dos nossos agentes. Posteriormente, iremos treinar os professores, os diretores e os servidores da educação que atuam nas escolas”, explica Landa Marques, comandante da GMVV.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui