Laboratório Municipal de Vitória atinge marca de 2,4 milhões de exames em 2024
O ano de 2024 foi de intenso trabalho para a equipe do Laboratório Central Municipal de Vitória (LCM), que realizou 2.437.808 exames para um número recorde de atendimentos: 279.472.
Com equipes altamente qualificadas e utilizando tecnologia e equipamentos de ponta, o Laboratório Central Municipal funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, atendendo os dois Prontos Atendimentos de Vitória (PAs), o Centro de Referência em Infecção Sexualmente Transmissível (CR–IST), o Centro Municipal de Especialidades (CME), Centros de Atenção Psicossocial e todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de realizar atendimento domiciliar (coleta de exames) para os pacientes acamados.
“Esse número indica que a população de Vitória tem buscado cada vez mais o serviço público de saúde na capital e que a rede municipal de Vitória tem absorvido bem essa demanda, garantindo a toda população da cidade acesso a um serviço de qualidade”, afirma a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Exames
O Laboratório Central realiza 180 tipos de exames, em diversas especialidades, tais como: bioquímica, hematologia, parasitologia, exames de marcadores tumorais, imunologia, urinálise, microbiologia e outros. Utilizando metodologias modernas como, quimiluminescência, eletroquímioluminescência, cromatografia líquida de alta precisão (HPLC), para realização da hemoglobina glicada, teste rápido de biologia molecular para tuberculose, dentre outras.
Em 2024, os exames mais solicitados ao LCM foram: hemograma, creatinina (para avaliar o funcionamento dos rins), TGO (transaminase glutâmico-oxalacética, para avaliar o funcionamento do fígado), TGP (transaminase glutâmica pirúvica, para avaliar o funcionamento do fígado) e glicose em jejum.
Mais acesso
Em 2024, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o acesso da população aos exames laboratoriais por meio do Facilita Vix, presente na maioria dos espaços de saúde. Graças à nova funcionalidade dos totens, o próprio morador pode agendar seu exame de laboratório, solicitado pelo profissional de saúde, diretamente no equipamento.
Além disso, o Centro de Coleta da Ilha de Santa Maria, passou a realizar além dos testes para Covid-19 e Influenza A e B, coleta para exames de coqueluche. O Centro de Coleta da Ilha de Santa Maria funciona todos os dias , inclusive finais de semana e feriados.
Tecnologia
Para garantir que os munícipes de Vitória tenham o máximo de qualidade e eficiência nos exames realizados, o LCM realiza, diariamente, testes de controle interno no próprio maquinário e, mensalmente, por meio de um provedor de Controle de Qualidade Externo, o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). Esse é o mesmo controle externo utilizado por grandes laboratórios do Brasil.
“No Estado, há outros laboratórios semelhantes ao LCM apenas no setor privado. No setor público, Vitória é o único município capixaba que possui um laboratório central com a capacidade de realizar essa grande quantidade de exames”, afirma a diretora do LCM, Regina Terrão.
O estabelecimento ainda possui um Sistema de Informática Laboratorial (SIL), que identifica todas as amostras com código de barras, permitindo mapear rapidamente os responsáveis por cada etapa de análise, desde quem realizou a solicitação do exame até quem assinou o laudo. Esse sistema também permite que os munícipes tenham acesso aos seus resultados e históricos pela internet, em página de acesso restrito, por meio da utilização de senha exclusiva e intransferível.
“Isso otimiza o trabalho e garante mais segurança e agilidade na liberação de resultados, bem como rastreabilidade ao processo”, explica Regina Terrão.
O Sistema de Informática do Laboratório Central também está interligado ao sistema das unidades básicas de saúde, facilitando o acesso aos laudos dos exames pelos profissionais de saúde que os solicitam, bem como ao histórico do paciente no sistema.
Rapidez nos resultados de exames
A maioria dos exames coletados nas UBS são liberados em 48 horas. Outros exames, como culturas de urina, por exemplo, são liberados em até 5 dias úteis, pois dependem desse tempo para processar a análise dos materiais. Já nos prontos atendimentos, os exames são liberados em até duas horas após o recebimento das amostras no LCM. Exames críticos podem ser liberados em até uma hora e comunicados imediatamente ao profissional solicitante.
Quando ocorrem agravos como dengue, influenza, coqueluche, chikungunya dentre outras doenças , o Laboratório Central intensifica o suporte à Vigilância Epidemiológica da rede municipal, através de relatórios com dados epidemiológicos fundamentais para a programação das ações de controle.
Fonte : Prefeitura de Vitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui