LIDE lança unidade no Espírito Santo e prospecta novos negócios para 2025
Para 2025, o LIDE ES já possui uma programação consolidada com 12 agendas que vão reunir empresários locais e nacionais, com foco em investimentos e oportunidades para o estado
O LIDE, uma das maiores redes empresariais do mundo, lançou na última terça-feira (10) sua unidade no Espírito Santo com expectativa de atrair novos negócios para a economia capixaba já em 2025. Com 21 filiais globais e mais de 4 mil executivos conectados, o LIDE no Brasil concentra 52% do PIB nacional. A nova unidade, a 26ª no país, já tem uma programação consolidada para o próximo ano, com 12 eventos focados na integração de lideranças por meio de conteúdo de interesse global, troca de experiência e geração de novos negócios.
O lançamento do LIDE foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, liderado pelo empresário Thiago Santos, presidente da nova organização. O ex-governador de São Paulo e co-chairman do LIDE, João Doria, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participaram da cerimônia, que contou com conselheiros da unidade local, empresários e autoridades políticas.
O presidente Thiago Santos afirmou que a presença do grupo no estado permitirá a construção de pontes com outras unidades da federação e atração de novos investimentos.
“Quatro empresas já demonstraram interesse em se estabelecer no território capixaba, mostrando o potencial do LIDE para gerar conexões de negócios. Nosso foco é fortalecer as lideranças, gerar oportunidades de negócios e promover os princípios de livre iniciativa, governança corporativa e respeito ambiental. Esse lançamento é mais um marco na construção de um futuro de diálogo e progresso”, frisou Thiago Santos.
Para Doria, a chegada do LIDE ao estado dará protagonismo ao Espírito Santo no cenário nacional. Ele destacou que a administração pública estadual, aberta à livre iniciativa e aliada à atuação do grupo empresarial, vai conferir maior velocidade na captação de novas empresas para a região. “A colaboração entre iniciativa privada e poder público traz benefícios para toda a sociedade”, afirmou Doria.
Já o governador Renato Casagrande ressaltou que o LIDE será um grande impulsionador na divulgação da economia local:
“Nosso próximo passo é consolidar o Espírito Santo como uma plataforma logística de comunicação do Brasil com o mundo. Temos investimentos fortes em infraestrutura logística, formação profissional, educação de qualidade e boas projeções para o turismo”, ressaltou Casagrande.
Para 2025, são planejados 12 encontros que reunirão empresários locais e nacionais, além do Conselho Estratégico do LIDE ES, composto por lideranças de vários segmentos. Entre eles, Sidemar Acosta (Sindiex), Paulo Baraona (Findes), Valcemiro Nossa (Fucape Business School), Rodrigo Miranda (VPx Company), Paulo Henrique Correa (Valor Investimentos), Francisco Carvalho (Timenow Engenharia, AEVO Tecnologia da Informação e Quanttar Inovação), Flávia da Veiga (BeHappier), Ana Paula França (Acelera Mulheres) e Flávia Milanez Milaneze (Milanez & Milaneze).
O LIDE
Fundado no Brasil em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais tem unidades localizadas em diversos pontos no mundo e promove a integração entre empresas, organizações e entidades privadas, por meio de programas de debates, fóruns de negócios, atividades de conteúdo e iniciativas de apoio ao debate econômico. Presente em cinco continentes e com 36 setores de atuação, abrange áreas como educação, tecnologia, mobilidade, justiça e ESG.
Nacionalmente, o grupo já conecta gigantes como BOSCH, Bradesco, Gerdau, Usiminas e XP Investimentos, consolidando-se como uma plataforma de diálogo e ação para líderes de diversos setores. Entre os membros, também estão jovens líderes com potencial para inovar nas mais relevantes empresas do Brasil e do mundo, representados pelo LIDE Jovem, além de lideranças empresariais femininas, por meio do LIDE Mulher.
Pedro Paulo Biccas Jr.
Jornalista (0003813/ES)
Cientista Político (USP)
Especialista em Planejamento Estratégico (FGV)
Especialista em Liderança, Mentalidade e Desenvolvimento Contínuo (PUC-RS)
Especialista em Mídias Digitais (FGV)