Programa “Escola na Câmara” realiza visitas educativas com alunos de Guarapari

Programa “Escola na Câmara” realiza visitas educativas com alunos de Guarapari

O Programa “Escola na Câmara”, suspenso durante a pandemia do coronavírus, voltou a ser realizado neste mês, e já contou com a realização de seis visitas de quatro colégios de Guarapari. O projeto, que foi criado com o objetivo de educar os estudantes da cidade acerca do Poder Legislativo e das funções de um vereador, passou por mudanças e melhorias durante o tempo que ficou impossibilitado de operar. Agora ele conta com metodologias mais interativas e que influenciam na maior participação das crianças, sendo realizada até mesmo uma simulação de eleição para presidente da Casa.

A aluna escolhida como presidente mirim, Maria Eduarda.
A aluna escolhida como presidente mirim, Maria Eduarda.

Até o momento as escolas que participaram da visita foram: Ana Rocha Lyra, Zilnete Pereira Guimarães, Rosa Simões de Almeida e Constantino José Vieira. A aluna Maria Eduarda, que foi escolhida por seus colegas durante o processo de votação, foi eleita a presidente mirim da Câmara de Guarapari por um dia e contou o que achou da dinâmica, falando inclusive da proposta que apresentou.

Professor Gustavo Carvalho.
Professor Gustavo Carvalho.

“Eu achei muito legal e uma experiência única. Eu gostei bastante da visita e o mais interessante para mim foi na hora que chegamos aqui, eu não sabia onde era e nem que era desse jeito. Minha proposta nessa gestão de um dia foi para que trocassem as cadeiras da escola, as que estão hoje são muito pequenas para alguns alunos”, comentou Maria Eduarda.

O professor Gustavo Carvalho, que leciona a disciplina de geografia na escola Constantino José Vieira, também esteve presente na visita, acompanhando os alunos, e relatou o que achou do projeto. “O programa “Escola na Câmara” é muito produtivo para os nossos alunos terem ciência da cidadania e de como é ser um cidadão, sabendo das leis, dos três poderes, entre outros. Foi uma visita muito importante essa”.

Presidente Wendel Lima premiando a aluna Maria Eduarda, como presidente mirim da CMG.
Presidente Wendel Lima premiando a aluna Maria Eduarda, como presidente mirim da CMG.

Por fim, o vereador Wendel Lima (PTB), presidente da Câmara de Guarapari e ordenador do projeto, que participou da visita com palestras educativas e das dinâmicas de aprendizagem para os alunos, comentou a importância do projeto e como ele serve na promoção da integração entre o cidadão e o governo.

“É sempre uma alegria receber os alunos aqui na Casa de Leis. O Projeto “Escola na Câmara ” tem por objetivo promover exatamente essa integração entre a Câmara Municipal e as Escolas de Guarapari, permitindo aos estudantes compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vivem, contribuindo assim para a formação de sua cidadania. Reforço que a Câmara estará sempre de portas abertas para os nossos alunos”, contou Wendel.

Para participar das visitas, a coordenação do colégio deve entrar em contato com a Câmara Municipal de Guarapari, através do número (27) 3361-1715, e agendar um passeio educativo com os alunos.

 

Reprodução : Câmara Municipal de Guarapari