Serra comemora 467 anos com o lançamento do primeiro Distrito Inovador do Estado

Serra comemora 467 anos com o lançamento do primeiro Distrito Inovador do Estado

A Serra é a primeira cidade do Espírito Santo a abrigar um Distrito de Inovação, uma área geográfica com potencial de atrair startups, empresas de base tecnológica e de economia criativa. O local, antes indicado como pólo, foi classificado a partir do Mapeamento dos Habitats do Ecossistema de Inovação do Espírito Santo, idealizado pela EDP Brasil.

Essa região consolidada, localizada em Morada de Laranjeiras, reúne empresas, universidades, instituições de pesquisa, incubadoras e startups, impulsionando significativamente o desenvolvimento econômico local.

Projetos como o InovaSerra Startups, que apoia a  aceleração de startups, e o Desafio de Inovação Aberta, mobilizando empreendedores na busca por soluções para desafios enfrentados pela administração municipal, são desenvolvidos nesse ambiente.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia comenta a importância do estudo. “O mapeamento mostra a importância dessa área para a Serra, que vai além de um polo, que tem um configuração mais específica, com empresas voltadas a um tipo de atividade, como é o caso do Civit, por exemplo. No caso do distrito a abrangência é maior e integrado aos bairros e as regiões da cidade “, comenta Pedro.

Inovação na Serra

O trabalho desenvolvido por meio do distrito é uma das estratégias da Prefeitura da Serra para promover a inovação, Outras ações são desenvolvidas no município por meio da  Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit), a exemplo do Serra Digital, um marco no desenvolvimento do município.

Dados desse programa apontam que 100% dos processos são eletrônicos, eliminando o uso de papel, o que resultou na economia de R$ 11 milhões para os cofres públicos e  redução de cerca de 85% no fluxo de pessoas no protocolo presencial da administração municipal, eliminando as filas de espera e agilizando a entrada de demandas.

Além disso, são mais de 130 mil processos tramitados, 6,6 milhões de folhas economizadas; 640 árvores salvas; e  370 tipos de processos.

Inovação

A Seicit promoveu a 1ª Semana de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, realizada entre 22 e 25 de novembro, destacando-se por eventos como mostra e concurso de projetos, atividades da cultura Geek e outras iniciativas que transformaram o município em um verdadeiro centro de ideias criativas e inovadoras.

Reprodução : Prefeitura da Serra