Uma homenagem do município em comemoração ao dia dos professores

Uma homenagem do município em comemoração ao dia dos professores

A mais bela profissão é aquela que faz as crianças alçarem voos em direção ao futuro. O poder de lecionar muda o mundo de muitas pessoas. Cada poeira do giz que preenchia o quadro com inúmeros conhecimentos, tornou crianças, homens e mulheres educados, com carreiras consolidadas. Pois ser professor é formar todas as profissões, e, neste sábado (15), é celebrado o dia de quem tanto se preocupa e se esforça para educar toda população.

Ensinar é uma arte e, pensando nisso, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), realizou uma bela homenagem com quatro professores do município que, com certeza, são histórias que representam todos os profissionais da Educação.

Bons professores são inestimáveis. Eles inspiram e entretêm, e você acaba aprendendo muita coisa mesmo sem se dar conta disso, mas por que escolher ser um professor? Alda Lúcia, Carlos Emanoel, Juliana Reis e Stevie Carneiro respondem a essa pergunta.

Alda Lúcia

Foto: Kaio Torres

“Desde pequena, por volta de 14 anos, eu brigava muito de escolinha com meus irmãos Durante a brincadeira, minha irmã mais nova aprendeu a ler. Sabendo disso, uma vizinha me pediu para ajudar a filha dela que estava com oito anos, e não conseguia ler. Nesse momento, comecei a perceber que nasci para alfabetizar”, disse Alda.

Carlos Emanoel

Foto: Kaio Torres

“Educação Física é meu sonho de infância. E ser professor de Educação Física, para mim, é parte de mim, diz quem eu sou. Realizei o sonho de ser professor. Minha missão hoje é sonhar junto com meus alunos. Ensiná-los que podem realizar qualquer sonho, como eu realizei o meu. É fazer a criança se inspirar para conquistar o que quiser no futuro”, citou Carlos.

Juliana Reis

Foto: Kaio Torres

“Na minha infância eu vivi dentro de escola, minha mãe é professora e, teve um período que minha casa se tornou uma creche. Desde sempre eu já sabia o que iria ser, nunca tive dúvida. Sinto-me realizada em seguir os passos de minha família. Minha trajetória profissional começou aqui no município de Viana, fui estagiária na Secretária de Educação, durante o período de faculdade”, comentou Juliana.

Stevie Carneiro

Foto: Kaio Torres

“Minha primeira graduação foi Administração. E, no curso, tinha um professor de Português que me falou: “cara, você é muito perturbado, certeza que vai virar professor”. Anos depois, me tornei professor e encontrei esse amigo, a gente chorou muito junto, foi muito legal. Depois que a gente entra na sala de aula, a gente vê o quanto a nossa visão de mundo muda. Mudamos a vida do aluno e eles mudam a nossa vida também”, completou Stevie.

Reencontro

Ser professor é, antes de tudo, gostar de gente. É se importar com a história de vida das crianças e olhar verdadeiramente nos olhos de cada uma delas. Afinal de contas, como é reencontrar um professor depois de anos? Olhar nos olhos dele e dizer “Estou aqui por causa dos seus ensinamentos”.

Foto: Kaio Torres

“Tive um aluno no EJA que, depois de muito esforço, se desenvolveu muito bem. Depois de anos, precisei de um advogado para resolver alguns problemas pessoais. Um amigo me indicou um escritório, fui até o local, achei tudo muito lindo, bem estruturado, me trataram super bem na recepção. Quando, o doutor Henrique me chama, ele coloca os olhos em mim e diz “Professora Alda Lúcia?” Eu me lembrei dele nesse momento e não consegui falar nada, só chorar. Meu aluno se tornou um advogado de respeito. A felicidade é imensa”, comentou Alda, com lagrimas nos olhos.

Transmitir conhecimento

Professor não é apenas aquele que está na escola para ensinar, mas sim aquele que ensina inovando e aprende a cada dia com seus alunos.

Foto: Kaio Torres

“É maravilhoso conseguir transmitir conhecimento para o aluno e você vê que o seu trabalho está surtindo efeito para a criança. Eu tenho uma turma de 1° ano, com 25 alunos, onde 90% estão alfabetizados. Isso é gratificante demais! Além disso, aprendo com eles todos os dias. A ser paciente, saber dar e receber amor e carinho. É uma troca de conhecimentos que eles não têm noção”, afirmou Juliana.

Sonhos

Professor não é apenas aquele que está na escola para ensinar, mas sim aquele que incentiva seus alunos a sonhar alto. E não só isso, buscar seus objetivos, conquistando suas metas.

Foto: Kaio Torres

“Estou cumprindo meu dever como professor. O nosso trabalho, de todos os dias, é incentivar essas crianças a ter um futuro melhor, não importa a idade. Então ter a oportunidade de escutar uma palavra boa no presente torna o futuro deles maravilhoso. Imagina? Ver um moleque desse adulto, bem estabelecido profissionalmente, na sociedade, é algo que realmente quero para eles. Então, os encorajo a sonhar alto, com certeza”, ponderou Carlos.

 

Nunca desista, professor

Foto: Kaio Torres

Muitos artistas, escritores e afins reconheceram a importância de professores em sua vida. Afinal: sem eles, a vida seria chata, sem informação, conhecimento básico e demais outras coisas importantes para nossa formação como cidadão.

“Futuros professores, essa é uma mensagem para vocês. Por favor, não desistam. Sei que o caminho é difícil, algumas vezes doloroso, mas a linha de chegada vale a pena. Ensinar é algo magnífico. A sala de aula é incrível. Imaginem? Crianças aprendem a ler e escrever graças a seus esforços, não tem como explicar o tamanho da felicidade. Resumindo, somos fundamentais, nossa profissão é a mais importante, siga esse caminho com honra e muita fé” pontuou Stevie.

Uma mensagem aos professores

Viana é o município com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na Grande Vitória, e se destaca na Educação com ensino de qualidade. Para alcançar resultados positivos como este, é necessário valorizar os profissionais.

Uma vitória de todos os professores do município. Parabéns por esse dia tão importante. Todos vocês são uma inspiração. Obrigado(a) por me ensinar como ler e escrever, por me ensinar a distinguir entre o que é errado e o que é certo. Por me permitir sonhar e voar como uma pipa.

 

Reprodução : Prefeitura de Viana