​Albergue Bom Samaritano é entregue em Vila Velha com dobro da capacidade de acolhimento

​Albergue Bom Samaritano é entregue em Vila Velha com dobro da capacidade de acolhimento

Vinte e oito pessoas, entre homens e mulheres, passarão a ser atendidos no novo Albergue Bom Samaritano, em Santa Rita, na manhã desta terça-feira (21). O local ocupado incialmente em 2001, após desativação de uma unidade de saúde, demorou nove anos para ser restaurado por completo e ter sua capacidade de atendimento e acolhimento dobrada.

Durante a entrega do novo espaço Cláudio Moura, um ex-acolhido se emocionou e contou como foi importante para ele passar pelo Albergue Bom Samaritano e como o acolhimento transformou sua vida.

“Passei por aqui recentemente e ver esse espaço agora é surpreendente. Agora tem qualidade de vida, tem dignidade e motiva ainda mais a buscar uma nova chance. O acolhimento que me deram aqui foi fundamental para me encontrar na vida, voltar a ter uma casa, emprego, esperança de dias melhores. Esse serviço me deu uma segunda chance na vida”, comentou Claudio que atualmente trabalha de garçom em um grande restaurante de Vila Velha, após o encaminhamento dado pelos profissionais do Albergue e da Assistência Social.

Ex-secretário de Assistência Social e atual prefeito, Arnaldinho Borgo lembrou que o processo de reforma do espaço estava no planejamento estratégico da pasta em 2015/2016 quando deixou o comando da pasta e voltou à Câmara.

“Nove anos um processo se arrastando. O município quase perdeu o recurso para fazer essa reforma, mas nós assumimos, fomos ao Governo do Estado, defendemos a permanência do recursos em Vila Velha e estamos entregando. Dobrando a capacidade de investimento e ampliando a porta de entrada da Assistência Social para quem mais precisa. Estamos cuidando dos invisíveis, que muitos não enxergam no dia a dia, mas que possuem história e merecem uma segunda chance. Esse será um dos maiores legados que vamos deixar em nossa cidade”, comentou o prefeito Arnaldinho.

Letícia Goldner, secretária de Assistência Social de Vila Velha, disse que foi abordada na rua, na secretaria e nas redes sociais, com manifestações de surpresa pela entrega da obra, finalmente concluída, após quase uma década.

“Muitas pessoas não acreditam que esse dia chegou. As gestões anteriores chegaram a negligenciar e a quase perder o recurso que deveria estar aplicado aqui. Não andava por falta de compromisso com a política pública de Assistência Social. Só para ter ideia, demoraram sete anos, antes de começarmos nossa gestão, para comprar uma máquina de lavar e uma geladeira. Nós estamos entregando esse equipamento, dobrando a capacidade de acolhimento, com infraestrutura de qualidade e segura, com a máquina e a geladeira, bem modernos, porque hoje a Assistência Social não vive mais de sobra de recurso, ela tem prioridade de recursos também”, reforçou a secretária.

Investimentos que não vão parar por aí, segundo a secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo, disse que repasses orçamentários serão enviados pelo Governo do Estado nos próximos dias.

“Nos próximos dias vamos continuar os repasses de recursos para continuar investindo na infraestrutura, no acolhimento das pessoas, seja no CRAS, nos abrigos, nos espaços de serviços de convivência públicos de assistência. Isso tudo porque tem gestão municipal com planejamento, de um prefeito que foi secretário de Assistência, e entende a importância de ajudar a combater a pobreza no Estado”, reforçou a secretária de Estado.

Albergue Bom Samaritano

O albergue fica na Rua Moacir Mota, nº 2, no bairro Santa Rita. Funciona 24 horas e recebe pessoas preferencialmente migrantes e pessoas em situação de rua, entre homens e mulheres.

No unidade de atendimento  a pessoa assistida tem acesso a alimentação, higienização, dormitório, passagens para recambiamentos, atendimento socioassistencial, encaminhamento para rede, oficinas e atividades diurnas para geração de renda.

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha