Resgate cultural e grandes eventos elevam economia de Vitória
Vitória retomou o protagonismo nos cenários cultural, musical e artístico. Após o maior Réveillon da história do Espírito Santo, com mais de 250 mil pessoas presentes em Camburi, São Pedro e Santo Antônio e shows de Durval Lellys, Amado Batista, Alemão do Forró e Frank Aguiar, entre outros artistas, o primeiro final de semana de 2024 foi marcado por muita música, diversão, alegria, entretenimento e cultura.
Aproximadamente 100 mil pessoas se reuniram para curtir as atrações da Arena de Verão, também em Camburi. Foram sete atrações agitando o público. Na noite desta sexta-feira (5), a banda capixaba Casaca e o cantor Tomate abriram o evento. O sábado (6) foi de sertanejo, com o capixaba Rodrigo Balla, e a dupla Bruninho e Davi. No domingo (7), a banda capixaba de reggae Macucos, o cantor Jammil e seu axé e o multifacetado cantor Gustavo Macacko animaram os espectadores.
Além de muita música, a Arena de Verão também gera renda para várias pessoas. Uma das atividades é a Feira de Mulheres Empreendedoras. A partir de segunda-feira (8), 19 expositoras levarão para a Praia de Camburi uma grande diversidade de produtos, como confecções, bijuterias, peças em madeira, resina e crochê, alimentos (salgados e doces), itens de beleza e perfumaria, aromatizadores e velas e até um brechó. A feira ocorre de segunda a domingo, das 10 às 19 horas.
Artesania
Mais que uma feirinha diversificada, bonita de ver e boa para comprar, a Feira de Mulheres Empreendedoras conta a história de mulheres que conquistaram, por meio do empreendedorismo, a autonomia financeira, o rompimento de relações abusivas e a superação de situações de vulnerabilidade.
Gastronomia
A gastronomia não ficou de fora do evento, que reservou 12 vagas para expositores que pretendem apresentar suas especialidades culinárias. A medida visa não apenas oferecer uma experiência gastronômica única, mas também impulsionar o turismo e fortalecer a economia local, gerando renda para motoristas de táxis e aplicativos, salões de beleza, bares e restaurantes.
Turismo
Eventos como esses promovem diversão para os moradores e também atraem muitos turistas, contribuindo para aumentar a procura por hospedagem em Vitória. Para se ter uma ideia, a rede hoteleira da capital recebe entre 75% e 80% mais hóspedes neste mês, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo.
O turismo é um dos principais motores da economia de Vitória, que conta com uma série de atrações turísticas, como praias, museus, centros culturais o que atrai os turistas.
Para o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Marcus Gregório, existem alguns fatores que impulsionam a procura por hospedagem na cidade. “Vitória, com suas lindas praias, rica cultura e gastronomia, tem atraído um número crescente de turistas. Isso inclui tanto turistas nacionais quanto internacionais. A cidade tem se tornado um hub para conferências de negócios e eventos, atraindo profissionais de diversas áreas”, disse.
Carnaval
E não para por aí. Em menos de um mês, Vitória vai abrir o calendário de Carnaval no País. Somente no ano passado, os desfiles das agremiações no Sambão do Povo movimentaram expressivos R$ 25 milhões e geraram 5,5 mil empregos diretos e indiretos.
Para o ano de 2024, as projeções são ainda mais promissoras. A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) estima que o evento atinja a marca de R$ 30 milhões em movimentação financeira, representando um aumento significativo em comparação ao ano anterior. Além disso, espera-se que a festividade gere 6 mil empregos diretos e indiretos, consolidando-se como um importante catalisador de oportunidades de trabalho na cidade.
Uma das novidades mais aguardadas é a inclusão de mais um dia de folia, com o desfile das campeãs, agendado para o dia 10 de fevereiro. Esse evento extra promete prolongar a celebração e atrair ainda mais visitantes, contribuindo para o dinamismo econômico local.
A CDTIV destaca que a taxa de ocupação dos hotéis nesta época atinge a expressiva marca de 90%, refletindo o entusiasmo e a antecipação dos visitantes em participar do Carnaval de Vitória 2024. O dado reforça a importância do evento não apenas como um marco cultural, mas também como um impulsionador do turismo na região.
“O Carnaval de Vitória continua a fortalecer sua posição como um dos eventos mais destacados do calendário nacional, promovendo cultura, turismo e desenvolvimento econômico. A Prefeitura de Vitória, em colaboração com a CDTIV, reitera seu compromisso em proporcionar uma celebração segura e memorável para todos os envolvidos”, concluiu o prefeito.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui