Serra celebra encontro dos Pontos e Pontões de Cultura com lançamento de projeto inédito

Serra celebra encontro  dos Pontos e Pontões de Cultura com lançamento de projeto inédito

No próximo dia 13 de setembro de 2025, a cidade da Serra será palco de um encontro inédito que promete marcar a história cultural do município e fortalecer ainda mais a rede de agentes culturais que atuam em seus territórios. O Instituto Academia de Sonhos, por meio do Pontão de Cultura Academia de Sonhos, realiza o lançamento do projeto “Criar, Fortalecer e Ampliar a Rede Colaborativa dos Pontos de Cultura do Município da Serra”, reunindo os 11 Pontos de Cultura e os 3 Pontões de Cultura da cidade já credenciados junto ao Ministério da Cultura (MinC) e em plena atividade.

 

O evento acontecerá das 15h às 18h, no Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), em São Diogo, e tem como objetivo construir um espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento da política pública Cultura Viva, que vem sendo implementada em todo o país desde a criação dos Pontos de Cultura, ainda nos anos 2000.

Uma rede em movimento

A Serra é hoje o município capixaba que reúne uma das maiores concentrações de Pontos de Cultura em atividade, abrangendo diferentes territórios e expressões artísticas. Durante o encontro, cada iniciativa terá a oportunidade de apresentar suas trajetórias, linguagens artísticas, ações desenvolvidas e públicos de referência, além de realizar apresentações culturais que demonstra a diversidade e a potência da produção cultural local.

 

Entre os participantes estão:
– Instituto Academia de Sonhos (Barcelona)
– Banda de Congo São Benedito e N. Sra. do Rosário (Pitanga)
– Instituto Goiamum (Balneário de Carapebus)
– Espaço Ecoternura Arte e Produção (São Francisco – Jacaraípe)
– Coletivo Nanda Produções (Nova Almeida)
– Centro Cultural Eliziário Rangel – CCER (São Diogo)
– Associação das Bandas de Congo da Serra (São Domingos)
– Rodman Produções (Vila Nova de Colares)
– Adriana Dutra Espaço das Artes (Novo Horizonte)
– Abrec (Campinho da Serra I)
– Imprópria Trupe de Teatro (São Diogo)
– Instituto Espaço Vivência (Vila Nova de Colares)
– Com Manguinhos (Manguinhos)
– Grupo Zênite de Comunicação e Cultura (Serra Sede)

Programação cultural do lançamento

O lançamento do projeto contará com uma programação cultural especialmente preparada para o público. Entre as atrações estão:

– Visita à Exposição Ecoternura, organizada pelo Ponto de Cultura Espaço Ecoternura, com foco na valorização da relação entre arte e natureza.
– Apresentação do Coral Renov’Art, do Ponto de Cultura Adriana Dutra Espaço das Artes, trazendo repertório que une tradição e contemporaneidade.
– Apresentação lúdica do Mágico Rodman, referência na Serra quando o assunto é arte circense e magia.
– Show da Banda de Congo do Ponto de Cultura São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, um dos grupos mais tradicionais da cultura popular capixaba.

As atividades culturais acontecem das 17h às 18h, no cinema do CCER, e são totalmente gratuitas e abertas a todos os públicos.

Formação e fortalecimento da rede cultural

O projeto “Criar, Fortalecer e Ampliar a Rede Colaborativa dos Pontos de Cultura do Município da Serra” terá duração de 12 meses e prevê uma série de ações de formação e articulação. Ao longo de sua execução, serão realizados:

– 05 encontros presenciais colaborativos, com foco em trocas de experiências e intercâmbio entre os Pontos e Pontões de Cultura;
– 32 turmas de oficinas, workshops e palestras, com carga horária total de 132 horas;
– 920 vagas disponibilizadas para gestores culturais, artistas, jovens e membros da comunidade interessados em formação e participação.

Uma delas é a criação do Fórum Permanente dos Pontos e Pontões de Cultura da Serra, que permitirá a continuidade do diálogo entre as entidades culturais, potencializando a rede local e ampliando sua representatividade na cidade.

Além disso, o projeto também se propõe a estimular o credenciamento de novos Pontos de Cultura na Plataforma Cultura Viva, do Ministério da Cultura, garantindo a expansão da rede e a inclusão de novas iniciativas que surgem nos territórios da Serra.

Cultura como identidade e cidadania

Segundo Thuzza Machado, presidenta do Instituto Academia de Sonhos, o lançamento representa mais do que um encontro: é a consolidação de uma identidade cultural coletiva.

“O lançamento do projeto fortalece a identidade cultural da Serra e abre novos caminhos de participação e valorização das nossas comunidades. Acreditamos que os Pontos e Pontões de Cultura são uma conquista coletiva que amplia os espaços de criação, formação e cidadania nas cidades, no estado e no país”, afirma.

O evento reafirma o papel do Programa Cultura Viva como política pública de base comunitária, que valoriza a diversidade cultural brasileira e reconhece os coletivos, grupos e entidades culturais como protagonistas do processo.

Parcerias e financiamento

O projeto é uma realização do Pontão de Cultura Academia de Sonhos, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult-ES) e o Ministério da Cultura/Governo Federal.

A iniciativa é financiada com recursos da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Chamamento Público nº 006/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura.

Essa parceria garante não apenas a execução das atividades, mas também a possibilidade de consolidar um modelo de governança cultural colaborativa, que pode inspirar outros agentes culturais e instituições.

Serviço

Encontro dos Pontos e Pontões de Cultura da Serra
Lançamento do projeto “Criar, Fortalecer e Ampliar a Rede Colaborativa dos Pontos de Cultura do Município da Serra”

Data: 13 de setembro de 2025
Horário: 15h às 18h
Local: Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER) – Rua Humberto de Campos, 1201, Bairro São Diogo, Serra – ES – CEP 29164-034
Informações: (27) 3051-0835 – eliziariorangel.com.br
Contato: (27) 99995-6731 (Maria Marta Tomé)

Programação gratuita e aberta a todos os públicos